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Infraestrutura e Gestão

A Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (PROINFRA) executa, acompanha e fiscaliza os projetos das obras de engenharia que resultam em melhorias estruturais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além disso, administra ações de sustentabilidade e a ocupação e uso das áreas desta, incluindo patrimônios e estoques/almoxarifados. Atua no planejamento, gerência e na realização de manutenções e reformas dos espaços físicos, bem como nas redes de eletricidade, dados e de telefonia. Os serviços de transporte, de segurança e de protocolo também são de sua responsabilidade. Encarrega-se ainda da parte contratual, de convênios e licitações da instituição, além da fiscalização administrativa dos contratos de terceirização de mão- de-obra exclusiva.

Principais resultados da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão no exercício de 2021

  • Fiscalização pela GFAC/PROINFRA de 10 contratos de dedicação exclusiva de mão de obra vigentes na instituição, dos quais 06 estão sob gestão desta Pró-Reitoria.
  • Otimização dos gastos com o contrato de CORREIOS, cuja economia real nos valores está relacionada a redução de dias de utilização/envio de malotes ao campus avançado, já que majoritariamente a instituição está utilizando o SEI, além da alteração do envio de diplomas das faculdades particulares pela modalidade de logística reversa, propiciando que a UFJF não tenha mais nenhum gasto com esta demanda.
  • Esforços das equipes da Pró-Reitoria para dimensionamento dos espaços de trabalho, incluindo projetos e orientações as unidades,  aquisição de EPIs, visando a segurança dos usuários da instituição, suporte nas campanhas de vacinação e no transporte de insumos para os laboratórios de exame covid, dentre outros que mostram-se como demandas novas, devido a situação pandêmica vigente.
  • Atendimento de 766 ocorrências de segurança53 contratos celebrados227 processos licitatórios iniciados2.196 ordens de entrega de itens de almoxarifado emitidas2.331 aquisições de itens de patrimônio e 30 baixas;  manutenção e estofamento de cadeiras, carteiras e persianas teve continuidade e, no ano de 2021 foram consertadas e/ou estofadas cerca de 1000 carteiras e/ou cadeiras e, cerca de 30 persianas. O gerenciamento das mudanças entre unidades e recolhimento de materiais recicláveis gerou cerca de 200 requisições no SIGA, sem contar o recolhimento que é feito sistematicamente duas vezes por semana em pontos definidos. Foram descartados: 4.974,30 kg de materiais descartáveis, 10.627,20 kg de resíduo biológico e 2.478,75 kg de resíduos químicos.
  • Ao todo, foram executadas 147 requisições de transporte registradas no SIGA, atendendo 265 passageiros rodando aproximadamente 63.160 quilômetros. Para atender as demandas da UFJF utilizou-se de dezembro de 2020 até dezembro de 2021 o quantitativo de 63.692,18 litros de óleo diesel25.468,61 litros de gasolina e dispendeu-se R$ 413.477,09 em manutenção entre peças e serviços.
  • No que tange a readequação de espaços internos/pequenas obras09 estão em andamento e 05 foram concluídas. Já com relação a requisição de projetos, tivemos 05 atendidos/em atendimentosconclusão de 18 projetos05 licitações de obras (RDCs) em andamento e 02 finalizadas além da fiscalização de 04 obras em andamento.
  • Com relação à convênios, 228 pareceres técnicos foram emitidoscelebrados 04 convênios de repasse com fundações de apoio; realizada prestação de contas de 02 convênios com fundações de apoiocelebrados 13 convênios de arrecadação de receitas e 42 prestações de contas de convênios com arrecadação de receitas estão em andamento.
  • Com relação as requisições de manutenção, vale destacar que devido atraso no processo de licitação, dado impedimento das primeiras colocadas em contratar com órgãos federais, ficou-se em torno de 2 meses apenas com atendimento das demandas emergenciais, além da pandemia que ocasionou suspensão de contratos e/ou redução de postos de trabalhados além da suspensão das atividades presenciais, acabou ocasionando demanda reprimida de requisições de 2020, além de dificuldade no atendimento das feitas no ano vigente. Ainda sim, o trabalho das Coordenações tiveram saldo positivo, por exemplo, 66 % das requisições de manutenção civil e reforma foram executadas;  já das de informática/telefonia, todas as 1.532 recebidas foram executadas. Por fim, 79% das requisições de elétrica/equipamentos/refrigeração foram executadas.

Todos os dados quantitativos referentes a esta pró-reitoria serão encontrados na Planilha – PROINFRA.

Mais informações a respeito de Licitações, contratos e convênios podem ser acessadas em Licitações, Contratos e Convênios.

O Relatório de Gestão completo da PROINFRA  pode ser acessado em https://www2.ufjf.br/proinfra/relatorio-de-gestao-proinfra-2021/.

**Informações atualizadas em 08/03/2022**

Para mais informações clique aqui.

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