Fechar menu lateral

Visão Geral, Organizacional e Ambiente Externo

Missão e Visão

A missão da UFJF (órgão 26237) se encontra expressa no art. 5º do seu Estatuto:

A Universidade tem por finalidade produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional  e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade de vida

Para que a missão possa permear e embasar todos os atos da vida acadêmica e administrativa da UFJF, nas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, o próprio Estatuto, nos incisos do art. 3º, define os princípios que deverão ser seguidos pela Universidade:

  • Liberdade de expressão por meio do ensino, da pesquisa e da divulgação do pensamento, da cultura, da arte e do conhecimento;
  • Pluralismo de ideias;
  • Gratuidade do ensino;
  • Gestão democrática;
  • Garantia do padrão de qualidade;
  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Ainda, o Estatuto em seu art. 4º complementa o rol de princípios que deverão ser seguidos pela UFJF nos seguintes termos: a formação universitária obedecerá aos princípios fundados no respeito à dignidade e aos direitos fundamentais da pessoa humana, e terá em vista a realidade brasileira, sendo vedado tomar posição sobre questões político-partidárias ou religiosas, bem como adotar medidas discriminatórias ou baseadas em preconceitos de qualquer natureza.

A UFJF, visando agir em acordo com a missão estabelecida e atendendo seus princípios, atua de acordo com ações circunscritas em amplas diretrizes, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI):

  • Excelência Acadêmica
  • Democratização do Ensino
  • Qualidade de Vida
  • Processos e Infraestrutura
  • Excelência do Hospital Universitário
  • Inserção, Inovação Social e Desenvolvimento Regional
  • Desenvolvimento do campus de Governador Valadares

Informações a respeito da Relação de Responsáveis para viabilizar a Missão Institucional em 2020 pode ser visualizada no espaço destinado ao Rol de Responsáveis e a apresentação do Organograma da UFJF.

 

Ambiente Externo

A UFJF possui dois campi em cidades distintas, no Estado de Minas Gerais. O primeiro e sede, situa-se no município de Juiz de Fora (JF), localizado na mesorregião Zona da Mata distante 272 km de Belo Horizonte, 184 km do Rio de Janeiro e 506 km de São Paulo. O município possui ligações pelas rodovias BRs 040 e 267 e as MGs 133 e 353 e, com BR-116 que o conecta ao norte do estado de Minas e à Governador Valadares (GV), onde se situa o campus-avançado da UFJF.

Figura 1Ambiente Externo

Fonte: IBGE (https://cidades.ibge.gov.br/) (2020)

Os dados extraídos do sítio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apresentados no infográfico abaixo se verifica que, em ambos os municípios onde há campus da UFJF, há predominância do setor de serviços na composição do Produto Interno Bruto (PIB) com participação de mais 60% da composição.

Além disso, a presença da administração pública também é relevante ao representar 22,94% do PIB de GV e 17,09% de JF. Acredita-se que grande parte do PIB tanto no setor de serviço como no da administração pública, pode ser atribuído à presença da UFJF por meio de seu quadro de servidores (ativos e inativos) e, por funcionar como atrativo para novos estudantes que desejam ingressar em uma Instituição que oferece ensino público, gratuito e de excelência.

 

Modelo de Negócios

A estrutura funcional da UFJF está disposta de modo a alcançar os objetivos institucionais por meio dos processos finalísticos e de suporte verificados na cadeia de valor da instituição representada na Figura a seguir

Figura 2: Modelo de Negócios