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Uma Proposta para o Ensino de Química em Escolas do Campo e Periféricas: O tratamento da água e a História da Química a partir de Ellen Richards.

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Coordenador:

Prof. Dr. Mauro Vieira De Almeida

 

Contato:

mauro.almeida@ufjf.br

 

Data início: 01/10/2024         Data fim: 30/09/2026

 

Resumo:

Este projeto propõe a aplicação de uma sequência didática em escolas públicas próximas a Juiz de Fora,
mormente em uma escola de assentamento rural localizada na cidade de Goianá (MG), com o objetivo de
promover a compreensão e análise da potabilidade da água. A sequência didática aborda o tema através do
resgate histórico, utilizando a história da ciência como ferramenta para compreender as metodologias de
análise de água ao longo do tempo. O projeto integra elementos da história da ciência, focando especialmente
nas contribuições de Ellen Swallow Richards (1842-1911), cientista pioneira no estudo da qualidade da água
nos USA, as quais se tornaram referência em todo o mundo. Ao longo da sequência didática, os estudantes
serão introduzidos às metodologias de análise de água desenvolvidas por Richards no início do século XX e
como essas metodologias se relacionam com as práticas atuais de monitoramento da qualidade da água.
Através de atividades práticas e experimentais, os alunos serão incentivados a explorar conceitos como pH,
turbidez, níveis de cloro e microrganismos patogênicos na água. Além disso, serão introduzidos a métodos de
coleta de amostras e técnicas de análise laboratorial simples e acessíveis. O projeto visa não apenas fornecer
conhecimento teórico sobre a potabilidade da água, mas também promover uma compreensão mais profunda
das implicações práticas e históricas desse tema, capacitando os alunos a compreenderem a importância da
qualidade da água para a saúde pública e o meio ambiente. Ao final da sequência didática, espera-se que os
alunos sejam capazes de analisar criticamente a potabilidade da água em sua comunidade, identificar
possíveis problemas e colaborar na busca por soluções. Ademais, o projeto busca estimular o interesse dos
alunos pela ciência, promovendo uma abordagem interdisciplinar e contextualizada do conhecimento
científico.