Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: QUI185 - AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Horas Aula: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Abordagem sobre avaliação da aprendizagem no âmbito escolar e durante o processo de formação inicial de professores; Apresentação, discussão e elaboração de Instrumentos avaliativos para aulas de química; Compreensão das avaliações de larga externa e suas respectivas Matrizes de referência; Análise dos resultados obtidos nas avaliações de larga externa.
Tipos de avaliação e instrumentos utilizados no processo avaliativo; Avaliações externas: Histórico, objetivos e denominações; Identificação dos objetos de conhecimento presentes nas Matrizes de referência de avaliações externas; Análise dos resultados de avaliações externas e escolares para atribuição de significados.
- CALDEIRA, A. M. S. Ressignificando a avaliação escolar. In: CALDEIRA, A. M. S. Comissão Permanente de Avaliação Institucional: UFMG-PAIUB. Belo Horizonte: PROGRAD/UFMG, 2000. p. 122-129 (Cadernos de Avaliação, 3).
- HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2014. 158p. (ISBN: 9788567063083).
- LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. 448p. (ISBN: 9788524916571).
- LUCKESI, C. C. Sobre notas escolares: distorções e possibilidades. São Paulo: Cortez, 2014. 120p. (ISBN: 9788524921834).
- PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 184p. (ISBN: 9788573075441).
- FREIRE, M. da S.; SILVA, M. G. L. da ; SILVA JÚNIOR, C. N. da. Análise de Instrumentos de Avaliação como Recurso Formativo. Química Nova na Escola, v. 38, p. 33-39, 2016.
- LEMOS, P. S.; SÁ, L. P. A avaliação da aprendizagem na concepção de professores de química do ensino médio. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.15, n.3, p. 53-71, set-dez. 2013.
- RAMOS, M. G.; MORAES, R. A avaliação em Química: Contribuição aos processos de mediação da aprendizagem e de melhoria do ensino. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. 1. ed. Ijui: Editora Unijui, 2010, v.1, p. 313-330. (ISBN:9788541902809)
Voltar