Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: QUI177 - INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Horas Aula: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Estudo dos fundamentos do campo da interdisciplinaridade científica e escolar. Estudo dos conceitos relacionados como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade e suas relações com os campos disciplinares. Desenvolvimento de rodas de conversas com professores e gestores da Educação Básica de diferentes campos de atuação disciplinar com foco em relatos sobre práticas docentes interdisciplinares. Construção e oferecimento de sequências didáticas de cunho interdisciplinar.
Interdisciplinaridade científica e escolar; Estudo dos conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade; Reflexão sobre experiências didáticas interdisciplinares apresentadas por professores e gestores da Educação Básica de diferentes campos de atuação disciplinar; Preparação para construção e oferecimento de sequências didáticas de cunho interdisciplinar.
- AUGUSTO, T. G. S; CALDEIRA, A. M. A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de Ciências da Natureza. Ciência e Educação, v. 12, n. 1, 2007.
- CALUZI, J. J; NARDI, R. Interdisciplinaridade: concepções de professores da área de Ciências da Natureza em formação em serviço. Ciência e Educação, v. 10, n. 2, 2004.
- LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária a incontornável. In: Fazenda, I. C. A. (org.) Didática e Interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998.
Três interpretações da perspectiva interdisciplinar em Educação em função de três tradições culturais diferentes. Revista E-Curriculum, v. 1, n. 1, 2005.
- MINAYO, M. C. S. Disciplinaridade, interdisciplinaridade e complexidade. Emancipação, v. 10, n. 2, p. 435-442, 2010.
- SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.
- CZERNIAK, C. M. Interdisciplinary Science Teaching. In: Abell, S. K. and Lederman, N. G. (Eds.). Handbook of Reseach on Science Education. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2006.
- JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
- FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais. Ideação – Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008.
Voltar