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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: QUI168 - LABORATÓRIO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

Horas Aula: 0

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa
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Reações químicas, cianotipia, eletroquímica, titulações, termoquímica e síntese orgânica.
1. Reações Químicas: Reações com desprendimento de gases, ácido-base, de oxirredução, de precipitação, conceito de produto de solubilidade, cálculos estequiométricos.
2. Cianotipia – reações fotossensíveis utilizando compostos inorgânicos para revelação de imagens em papel.
3. Eletroquímica: Conceitos de pilha e eletrólise. Eletrólitos fortes e fracos. Uso de corrente contínua para reações de oxirredução para obtenção de compostos elementares. Experimentos de corrosão e pilhas.
4. Titulação: Titulações ácido-base e redox, cálculos estequiométricos, conceito de acidez e basicidade, identificação do ponto final (medidas de condutividade, indicadores ácido-base e formação precipitados).
5. Termoquímica: Estudo de reações químicas endotérmicas e exotérmicas, aplicação da lei de Hess. Abordagem de conceitos como: calor, calor específico, capacidade calorífica de líquidos e poder calórico de alimentos.
6. Síntese orgânica: Sínteses orgânicas clássicas tais como esterificações e transesterificações. Obtenção de aromas de frutas e biodiesel.

Alguns tópicos serão abordados em mais de uma aula, totalizando as 15 semanas de aulas previstas por este programa.

1. Apostila do laboratório de transformações químicas – QUI-162, ICE – Departamento de química – Setor de química inorgânica.
2. BROWN, T.L.; LEMAY, H.E.; BURSTEN, B.E.; MURPHY C.J.,¿ WOODWARD P.M.,¿ STOLTZFUS M.W., Química A Ciência Central. 13ª Edição. São Paulo: Editora Pearson, 2016. (ISBN: 9788543005652)
3. ATKINS, P. W.; JONES, L. Princípios de Química. 5ª Edição. Porto Alegre: Bookman. 2011. (ISBN: 9788540700383)

1. Kotz, J.C., Treichel, P.M. Química Geral e Reações Químicas. Vol. 1 e 2. 9ª Edição, São Paulo: Editora Thomson. 2005. (ISBN: 9788522118298)
2. Mól, G.S.; Ferreira, G.A.L.; Da Silva, R.R.; Laranja, H.F. “Constante de Avogadro – É simples determiná-la em sala de aula”, Química Nova na Escola, 1996, 3, 32-33.
3. Neves, A.P.; Guimarães, P. I. C.; Merçon, F. “Interpretação de Rótulos de Alimentos no Ensino de Química” Química Nova na Escola, 2009, 31(1), 34-39.
4. Sattar, S. “The Chemistry of Photography: Still a Terrific Laboratory Course for Nonscience Majors”, Journal of Chemical Education, 2017, 94, 183-189.
5. Santos, D. A.; Lima, K. P.; Março, P. H.; Valderrama, P., J. Braz. Chem. Soc. 2016, 27, 1912.
6. Giesbrecht, E.; “Experiências de Química, Técnicas e Conceitos Básicos - PEQ - Projetos de Ensino de Química”, Ed. Moderna – Universidade de São Paulo, São Paulo,1979.
7. Cavalcante, P. M. M.; Silva, R. L.; Freitas, J. J. F.; Freitas, J. C. R.; Filho, J. R. F., Educación Química, 2015, 26, 319-329.
8. Costa, T. S.; Ornelas, D. L.; Guimarães, P. I. C.; Merçon, F., Química Nova na Escola, 2004.
9. Rinaldi, R.; Garcia, C.; Marciniuk, l. L.; Rossi, A. V.; Schuchardt, U., Química Nova, 2007, 30, 1374.
10. Rocha, D. Q.; Barros, D. K.; Costa, E. J. C.; Souza, K. S.; Passos, R. R.; Junior, V. F. V.; Chaar, J. S., Química Nova, 2008, 31, 1062.
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