Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: QUI196 - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO QUÍMICA

Horas Aula: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Apresentação de algumas tendências para o ensino de Ciências e Química na Educação Básica com ênfase nas pesquisas em ensino de Química desenvolvidas no Brasil. Estudo sobre a organização do currículo do curso de Licenciatura em Química da UFJF considerando, principalmente, as disciplinas da dimensão pedagógica e do componente curricular Prática escolar. Elaboração de propostas de ensino de Ciências e Química considerando as competências e habilidades da BNCC.
Proposição ou desenvolvimento de atividades junto ao Centro de ciências da UFJF, ao Jardim Botânico da UFJF
ou outros espaços de divulgação científica não escolares e plataformas digitais para desenvolver ou apresentar atividades de extensão universitária considerando o processo de construção da Ciência e a formação da(o) cientista à partir das contribuições da filosofia e da história da ciência, discutindo momentos controversos da história da ciência e apresentando conceitos científicos de maneira lúdica.
Introdução à natureza do conhecimento científico. Elaboração de mapas conceituais. Introdução ao estudo de analogias e modelos no ensino de Química. Apresentação e discussão sobre elementos estruturantes do currículo de Ciências e Química. Saberes da experiência. Introdução ao estudo das contribuições ao ensino de Química como: A história da Química, Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, Espaços não escolares e inclusão no ensino.
Elaboração ou execução de propostas de atividades extensionistas em espaços não escolares de ensino, no entorno das escolas ou por plataformas digitais considerando o processo de construção de conhecimentos científicos e apresentando a UFJF. Elaboração de propostas de divulgação científica alternativas, com base no conhecimento científico para divulgação no formato de palestras, publicações, rodas de conversa, cursos ou oficinas presenciais, remotas ou por meio de redes sociais.
- BASSOLI, F.; CESAR, E.T.; LOPES, J.G.S. A formação continuada de professores no Centro de Ciências da UFJF: história, desafios e perspectivas: In: BASSOLI, F.; LOPES, J.G.S.; CESAR, E.T. (Orgs.). Contribuições de um Centro de Ciências para a formação continuada de professores: percursos formativos, parcerias, reflexões e pesquisas. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2015. pp. 99-116.
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
- Delizoicov, D., Angoti, J. A., Pernambuco, M. M. Ensino de Ciências. Fundamentos e Métodos. 5ª. edição. Cortez, 2018.
- FRANCO-PATROCÍNIO, S. O.; FREITAS-REIS, I. Contribuições da História da Ciência para a ressignificação do conceito de Quantidade de Matéria e sua unidade de medida, mol. Tese de Doutorado, UFJF, 2018. - JUSTI, R.; MENDONÇA, PCC. Usando analogias com função criativa: uma nova estratégia para o ensino de química. Educação Química – EduQ n.1., p.24-29, 2008.
- LOPES, J. G. S.; SILVA JUNIOR, L. A. estudo e caracterização do pensamento docente espontâneo de ingressantes de um curso de licenciatura em Química. Revista Ensaio, v.16, n. 01, p. 131-148, 2014.
- MILLAR, R. Um Currículo de Ciências Voltado para a Compreensão por Todos. Ensaio. Ensaio, v.5, n.2, p. 146- 154, 2003.
- Moreira, M. A. Aprendizagem significativa em ciências: condições de ocorrência vão muito além de prérequisitos e motivação. Ensino De Ciências E Tecnologia Em Revista – ENCITEC, 11(2), 25-35, 2021.
- NASCIMENTO, V. B.; CARVALHO, A. M. P. A Natureza do Conhecimento Científico e o Ensino de Ciências. FAEDUSP, 2002.
- OLIVEIRA M.L.; ANTUNES, A.M.; ROCHA, T.L.; TEIXEIRA, S.M. Educação inclusiva e a formação de professores de ciências: o papel das universidades federais na capacitação dos futuros educadores. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. 13(3), 99-117, 2011.
- WOLINSKI, A.E; AIRES, J.; GIOPPO, C.; GUIMARÃES, O. Por que foi Mesmo que a gente foi Lá? Uma investigação sobre os objetivos dos professores ao visitar o parque da ciência Newton Freire-Maia. Quim. Nova na Escola, 33(3), 142-152, 2011.
- Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de ensino de ciências.
- Nardi, R.; Bastos, F. Pesquisas em Ensino de Ciências: Contribuições Para a Formação de Professores. 1a. edição. São Paulo: Escrituras, 2004.
Voltar