Disciplina: QUI173 - INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Horas Aula: 2
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Plano de Ensino
- CAMPBELL, S. I. Múltiplas Faces da Inclusão, 1ª ed. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009. (ISBN 9788578540449)
- POZO, J. I; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. (ISBN 9788536319889)
- SANTOS, W.; SCHNETZLER, R. P. O que significa ensino de Química para formar o cidadão? Química Nova na Escola, n. 4, p. 28-34, 1996.
- WARTHA, E. J.; SILVA, E. L.; BEJARANO, N. R. R. Cotidiano e contextualização no ensino de química. Química Nova na Escola, v. 35, n. 2, p. 84-91, 2013.
- ALMEIDA, D. L.; ORLANDO, R. M. Inclusão e matrícula de alunos com deficiência nas escolas estaduais: análise em um município paulista. Revista Comunicações, v.22, n. 3, p. 239-254, 2015.
- BRASIL. Decreto 7.611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Casa Civil. Brasília, 2011.
- BRASIL. Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Ministério da Educação. Brasília, 2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias= 9936-manual-orientacao-programa-implantacao-salas-recursos-multifuncionais&Itemid=30192.