Disciplina: EADQUI087 - PRÁTICA DE ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E PROCESSOS PRODUTIVOS
Horas Aula: 2
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Plano de Ensino
Proposição ou desenvolvimento de atividades junto à sociedade em escolas ou outros espaços para apresentar as possibilidades de acesso à UFJF, considerando o processo de construção da Ciência e a formação da(o) cientista, discutindo problemas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos, urbanização e
espaços rurais, dentre outros.
Elaboração ou execução de propostas de atividades extensionistas em escolas ou no seu entorno apresentando a UFJF, considerando o processo de construção de conhecimentos científicos. Levantamento e análise de problemas locais ou nacionais relacionados com transformações químicas de materiais do cotidiano e no ambiente. Proposição de alternativas, com base no conhecimento científico, como proteção de superfícies contra corrosão, dentre outros, para divulgação no formato de palestras, publicações, rodas de conversa, cursos ou oficinas presenciais, remotas ou por meio de redes sociais.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
- BROWN, T.L., LEMAY, H.E,Jr, BURSTEN, B.E.,BURDGE, J.R., Quimica - A ciência central, 9ª edição, Pearson, São Paulo, 2005.
- Dayrell, J.; Carrano, P.; Maia, A.L. (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2014.
- Housecroft, C. E. e Sharpe, A. G Química Inorgânica, volumes 1 e 2, 4ª edição, LTC, Rio de Janeiro, 2013.
- Shriver, D e Atkins, P. W. Química Inorgânica, 4ª edição, Bookman, Porto Alegre, 2008.
- Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências.
- Livros didáticos para o ensino médio aprovados no PNLD.
- Livros paradidáticas de ensino de ciências.
- Miessler, G. L.; Fischer, P. J e Tarr, D. A Química Inorgânica, 5ª edição, Pearson, São Paulo, 2014.