Fechar menu lateral

Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EADQUI087 - PRÁTICA DE ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS E PROCESSOS PRODUTIVOS

Horas Aula: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa
keyboard_arrow_down keyboard_arrow_up
Estudo dos objetos de conhecimento escolar comumente atribuídos a área de química inorgânica, considerando as habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular e no documento de referência curricular do Estado de Minas Gerais. Análise de Livros didáticos e paradidáticos voltados para o ensino médio e fundamental (ciclo II) e análise das relações entre conhecimentos conforme definidos pela comunidade científica e escolar.

Proposição ou desenvolvimento de atividades junto à sociedade em escolas ou outros espaços para apresentar as possibilidades de acesso à UFJF, considerando o processo de construção da Ciência e a formação da(o) cientista, discutindo problemas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos, urbanização e
espaços rurais, dentre outros.
Definição de critérios para a seleção de objetos de conhecimento escolar para o ensino na educação básica; Análise de pesquisas sobre concepções prévias e ideias alternativas relacionadas; Elaboração de propostas de ensino e materiais didáticos; Elaboração de propostas de ensino sobre a estrutura da matéria, transformações químicas e processos produtivos como o da cal virgem, da soda cáustica, do hipoclorito de sódio, do ferro-gusa, do alumínio, do cobre, entre outros considerando as competências e habilidades da BNCC.

Elaboração ou execução de propostas de atividades extensionistas em escolas ou no seu entorno apresentando a UFJF, considerando o processo de construção de conhecimentos científicos. Levantamento e análise de problemas locais ou nacionais relacionados com transformações químicas de materiais do cotidiano e no ambiente. Proposição de alternativas, com base no conhecimento científico, como proteção de superfícies contra corrosão, dentre outros, para divulgação no formato de palestras, publicações, rodas de conversa, cursos ou oficinas presenciais, remotas ou por meio de redes sociais.
- BRAATHEN, P. C. Química Geral. 3 ed. Viçosa: 2011.
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
- BROWN, T.L., LEMAY, H.E,Jr, BURSTEN, B.E.,BURDGE, J.R., Quimica - A ciência central, 9ª edição, Pearson, São Paulo, 2005.
- Dayrell, J.; Carrano, P.; Maia, A.L. (org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2014.
- Housecroft, C. E. e Sharpe, A. G Química Inorgânica, volumes 1 e 2, 4ª edição, LTC, Rio de Janeiro, 2013.
- Shriver, D e Atkins, P. W. Química Inorgânica, 4ª edição, Bookman, Porto Alegre, 2008.
- Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências.
- Livros didáticos para o ensino médio aprovados no PNLD.
- Lee, J. D. Química Inorgânica Não Tão Concisa, 5ª edição, Edgard Blucher, São Paulo, 2008.
- Livros paradidáticas de ensino de ciências.
- Miessler, G. L.; Fischer, P. J e Tarr, D. A Química Inorgânica, 5ª edição, Pearson, São Paulo, 2014.
Voltar