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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: EADQUI086 - INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Horas Aula: 2

Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE

Ementa
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Estudo dos fundamentos do campo da interdisciplinaridade científica e escolar. Estudo dos conceitos relacionados como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade e suas relações com os campos disciplinares. Desenvolvimento de rodas de conversas com professores e gestores da Educação Básica de diferentes campos de atuação disciplinar com foco em relatos sobre práticas docentes interdisciplinares.
Construção e oferecimento de sequências didáticas de cunho interdisciplinar.
Desenvolvimento de atividades junto à sociedade em escolas, ou outros espaços e plataformas digitais, para apresentar as possibilidades de um ensino de Ciências na perspectiva da interdisciplinaridade, considerando o processo de construção da Ciência e a formação da(o) professor(a), de modo a abordar problemas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos, urbanização e espaços rurais, dentre outros.
Interdisciplinaridade científica e escolar. Estudo dos conceitos de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. Reflexão sobre experiências didáticas interdisciplinares apresentadas por professores e gestores da Educação Básica de diferentes campos de atuação disciplinar. Preparação para construção e oferecimento de sequências didáticas de cunho interdisciplinar considerando as competências e habilidades da BNCC.
Elaboração e/ou execução de propostas de atividades extensionistas em escolas, no seu entorno e/ou por plataformas digitais, apresentando metodologias e materiais didáticos com perspectivas interdisciplinares, considerando o processo de construção de conhecimentos científicos. Levantamento e análise de problemas locais ou nacionais relacionados com a Ciência para a proposição das atividades extensionistas. Divulgação das atividades produzidas no formato de palestras, publicações, rodas de conversa, cursos ou oficinas presenciais, remotas ou por meio de redes sociais.
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