Plano de Ensino
Disciplina: EADQUI082 - PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO
Horas Aula: 1
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Ementa
Análise do planejamento, da elaboração e da regência de atividades de ensino de um(a) professor(a) da educação básica. Levantamento de concepções prévias e ideias alternativas de estudantes da educação básica que posteriormente se deslocarão até os laboratórios didáticos do Instituto de Ciências Exatas para a realização de atividades de ensino e aprendizagem elaboradas pela(o)s licenciada(o)s com referência em problemas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos, ocupação de espaços urbanos e rurais, dentre outros.
Desenvolvimento de atividades junto à sociedade em escolas, ou outros espaços e plataformas digitais, para apresentar as possibilidades de acesso à UFJF, considerando o processo de construção da Ciência e a formação da(o) cientista, discutindo problemas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos, urbanização e espaços rurais, dentre outros.
Conteúdo
Levantamento de informações sobre a realidade escolar, dos estudantes e do entorno da escola para elaboração de sequências didáticas de cunho investigativo; Concepções prévias e ideias alternativas de estudantes da educação básica visando a elaboração das propostas de sequências didáticas a serem elaboradas considerando as competências e habilidades da BNCC. Conhecimento da realidade escolar dos estudantes da educação básica que serão recepcionados na UFJF para preparação e oferecimento de aulas baseadas na busca de alternativas, com base no conhecimento científico.
Elaboração e/ou execução de propostas de atividades extensionistas em escolas, no seu entorno e/ou por plataformas digitais, apresentando a UFJF, considerando o processo de construção de conhecimentos científicos. Levantamento e análise de problemas locais ou nacionais relacionados com a Ciência. Proposição de alternativas e/ou materiais didáticos, com base no conhecimento científico e divulgação no formato de palestras, publicações, rodas de conversa, cursos ou oficinas presenciais, remotas ou por meio de redes sociais.
Bibliografia
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
- Carvalho, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, 2018.
- Driver, R.; Asoko, H.; Leach, J.; Mortimer, E. F.; Scott, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Quim. Nova na Escola. v. 9, 31-40, 1999.
- Leal, M.C., Didática da Química: Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio. Dimensão, 2009.
- Pedaste, M., Mäeots, M., Siiman, L. A., Jong, Ton de, Van R., Siswa A. N., Kamp, E. T., Manoli, C. C., Zacharia, Z. C., & Tsourlidaki, E. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, 14, 47–61, 2015.
- Santos, W.L.P; Maldaner, O.A., Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
- Sasseron, L. H. A alfabetização cientifica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17, n. especial, 2015.
- Sedano, L.; Carvalho, A. M. P.. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, p. 199-220, 2022.
- Strieder, R. B.; Watanabe, G. Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 18(3), 819–849, 2018.
-Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências.
- Artigos de periódicos como Química Nova na Escola, Química Nova (seção de educação), Journal of Chemical Education, Ensaio, dentre outros.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
- Carvalho, A. M. P. (org.) Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. Cengage Learning, 2013.
- Cortella, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (livro eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.
- Moraes, R.; Mancuso, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 2ª Edição. Ijuí:Unijuí, 2006.
Voltar