Plano de Ensino
Disciplina: EADQUI081 - ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO
Horas Aula: 4
Departamento: DEPTO DE QUIMICA /ICE
Ementa
Estudo da abordagem de Ensino por investigação. Estudo sobre a importância e o emprego da Representação no ensino de química. Estudo e problematização do uso da experimentação no ensino de ciências. Elaboração de um projeto para construção de um laboratório didático para o ensino de química com ênfase na segurança, funcionalidade, acessibilidade e uso pedagógico. Elaboração de sequências didáticas e simulação de oferecimento de aulas de caráter investigativo em laboratório didático com temáticas definidas a partir das orientações curriculares nacionais e do estado de Minas Gerais. Oferecimento, registro audiovisual e análise de aulas temáticas para estudantes da Educação Básica, que serão convidados e recebidos nos laboratórios didáticos do Instituto de Ciências Exatas, com foco na perspectiva do Ensino Investigativo. Os temas das sequências didáticas, desenvolvidas como atividade de extensão universitária, terão como referência problemas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos, urbanização e espaços rurais, dentre outros.
Desenvolvimento de atividades no espaço da UFJF e em plataformas digitais para apresentar propostas contemporâneas de ensino e aprendizagem para estudantes da educação básica discutindo problemas complexos como sustentabilidade, produção de alimentos, dentre outros; apresentar laboratórios e outros espaços de pesquisa institucional visando discutir o processo de construção da Ciência e a formação da(o) cientista e mostrar as possibilidades de acesso e permanência na UFJF.
Conteúdo
Ensino por investigação; Normas técnicas sobre construção e organização de laboratório didático para a Educação Básica; Realização de atividades no laboratório e preparo de sequências didáticas com base em orientações curriculares abordando os principais objetos de conhecimento do ensino médio e anos finais do ensino fundamental considerando as competências e habilidades da BNCC; Elaboração de ferramenta para avaliação de aulas de cunho investigativo e reflexão sobre as aulas registradas em áudio e vídeo.
Conhecimento da realidade escolar dos estudantes da educação básica que serão recepcionados na UFJF para preparação e oferecimento de aulas baseadas na busca de alternativas, com base no conhecimento científico.
Levantamento e análise de problemas locais ou nacionais relacionados com a Ciência. Proposição de alternativas e/ou materiais didáticos, com base no conhecimento científico.
Bibliografia
- BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017.
- Carvalho, A. M. P. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 3, 2018. - Driver, R.; Asoko, H.; Leach, J.; Mortimer, E. F.; Scott, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Quim. Nova na Escola. v. 9, 31-40, 1999.
- Leal, M.C., Didática da Química: Fundamentos e Práticas para o Ensino Médio. Dimensão, 2009.
- Pedaste, M., Mäeots, M., Siiman, L. A., Jong, Ton de, Van R., Siswa A. N., Kamp, E. T., Manoli, C. C., Zacharia, Z. C., & Tsourlidaki, E. Phases of inquiry-based learning: Definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, 14, 47–61, 2015.
- Santos, W.L.P; Maldaner, O.A., Ensino de química em foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
- Sasseron, L. H. A alfabetização cientifica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, v. 17, n. especial, 2015.
- Sedano, L.; Carvalho, A. M. P.. Ensino de ciências por investigação: oportunidades de interação social e sua importância para a construção da autonomia moral. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia,
v. 10, p. 199-220, 2022.
- Strieder, R. B.; Watanabe, G. Atividades Investigativas na Educação Científica: Dimensões e Perspectivas em Diálogos com o ENCI. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 18(3), 819–849, 2018.
-Artigos do periódico Química Nova na Escola e de outros periódicos da área de Ensino de Ciências.
- Artigos de periódicos como Química Nova na Escola, Química Nova (seção de educação), Journal of Chemical Education, Ensaio, dentre outros.
Bibliografia(continuação)
Não informado
Bibliografia complementar
- Carvalho, A. M. P. (org.) Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. Cengage Learning, 2013.
- Cortella, M.S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos (livro eletrônico). São Paulo: Cortez, 2017.
- Moraes, R.; Mancuso, R. Educação em ciências: produção de currículos e formação de professores. 2ª Edição.
Voltar