Fechar menu lateral

Alerta de segurança: golpe se espalha pelo WhatsApp e WhatsApp Web

Foi identificada a circulação de mensagens maliciosas no WhatsApp/WhatsApp Web enviadas por golpistas que se passam por contatos conhecidos. Ao abrir links ou arquivos, o dispositivo pode ser infectado e ter senhas e dados roubados. Redobre a atenção e siga as orientações abaixo.

O que está acontecendo

Criminosos estão enviando links e arquivos (muitas vezes como “comprovantes” ou “boletos”) que, ao serem abertos, instalam malware e podem usar sua sessão do WhatsApp para se autopropagar para seus contatos.

O que não fazer

Não clique em links sem confirmar a origem ou vindos de remetente desconhecido.

Não confie em “comprovantes de pagamento” em formatos incomuns.

Não abra arquivos compactados ou executáveis/atalhos: .zip, .rar, .exe, .msi, .bat, .cmd, .scr, .lnk.

Observação: arquivos .zip podem conter atalho malicioso (.lnk) que inicia um ataque em múltiplas etapas visando roubo de credenciais (inclusive institucionais) e o envio automático do mesmo arquivo para seus contatos.

O que fazer

Desconfie mesmo de arquivos em formatos comuns (.pdf, .jpg, .png). Valide o envio antes de abrir.

Confirme com o remetente por outro canal (ligação, e-mail institucional etc.) antes de abrir qualquer arquivo/link.

Em caso de dúvida, encaminhe a mensagem suspeita para os canais oficiais:

Gestor de Segurança da Informação: comite.seginfo@ufjf.br

CGPD/Encarregado de Dados (LGPD): lgpd@ufjf.br

Assista: Reconhecimento de Golpes e Fraudes em Redes Sociais (TV UFJF) – https://www.youtube.com/watch?v=90DqhQI1lts

Alerta completo

Consulte a página do Centro de Informações de Segurança Cibernética: https://www.gov.br/cisc

Estrutura de Governança em Privacidade e Segurança da Informação no âmbito da UFJF
Pró-Reitoria de Sistemas de Dados e Avaliação (PROSDAV)

Referências

Brasil é alvo de vírus que se espalha sozinho pelo WhatsApp (TecMundo) – https://www.tecmundo.com.br/seguranca/407548-brasil-e-alvo-de-virus-que-se-espalha-sozinho-pelo-whatsapp.htm

Ataque no WhatsApp com foco no Brasil pode roubar senhas (g1) – https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2025/10/09/ataque-no-whatsapp-com-foco-no-brasil-pode-roubar-senhas-de-usuarios-veja-como-se-proteger.ghtml

Self-Propagating Malware Spreading Via WhatsApp (Trend Micro) – https://www.trendmicro.com/en_us/research/25/j/self-propagating-malware-spreads-via-whatsapp.html