A PROSDAV é composta por quatro setores essenciais:

Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO): É o setor responsável por traçar estratégias e mobilizar recursos de Tecnologia da Informação em prol da racionalização e agilização dos processos organizacionais. Além disso, o CGCO é um órgão de apoio à Governança Digital na UFJF, auxiliando o Comitê de Governança Digital da instituição a promover o alinhamento das atividades de TI à estratégia organizacional, propor políticas e normas acerca da utilização dos recursos digitais e monitorar e avaliar a execução de ações e a gestão da TI na UFJF.

Coordenação de Registros Acadêmicos (CDARA): É o órgão da PROSDAV responsável pela matrícula, emissão, registro acadêmico, registro de documentos e controle acadêmico dos discentes de graduação e pós-graduação da universidade.

Centro de Difusão do Conhecimento (CDC): O CDC é responsável pelo gerenciamento das bibliotecas nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares, além das bibliotecas externas ao campus. Atualmente, são 18 bibliotecas da instituição: a Biblioteca Central, 17 bibliotecas setoriais, localizadas nas unidades acadêmicas e culturais com acervos especializados em Juiz de Fora, e as bibliotecas do campus Avançado de Governador Valadares. A missão do CDC é centralizar e coordenar os serviços e produtos informacionais das bibliotecas da UFJF, tendo como finalidade reunir, organizar e difundir a informação documental necessária ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.

Setor de Avaliação e Regulação: Vinculado à PROSDAV, este setor tem por objetivo oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da avaliação da universidade, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Sua atribuição principal é coordenar e operacionalizar os processos de avaliação externa e interna, regulação e supervisão de cursos de graduação no âmbito da UFJF.