A coordenadora do CGCO, Patrícia Curvelo apresentou as soluções desenvolvidas pelo setor para atender as demandas institucionais e também cumprir exigências como da segurança da informação (Foto: Twin Alavarenga)

O Centro de Gestão do Conhecimento (CGCO) anunciou em evento nesta terça-feira, 20, novas funcionalidades do Siga X, para o Observatório de Dados e em relação à Rede Wi-Fi disponível no campus Juiz de Fora. As novidades foram apresentadas, especialmente, aos coordenadores de curso e demais membros da comunidade acadêmica.

Segundo a coordenadora do setor, Patrícia Curvelo, a administração está atenta às necessidades da área de tecnologia da informação e já soma R$ 2,5 milhões investidos em soluções de banco de dados e em servidores para aplicações, indispensáveis para rodarem sistemas como o Siga, o SEI e outros. “Nossos pedidos têm sensibilizado a reitoria e passado pelo Conselho Superior, que percebe a importância da área e realiza as aprovações. Agora, o gargalo é o número de pessoas da equipe, temos trabalhado para conseguir novas vagas, novas funções e uma maior valorização dos profissionais.”

Siga

As novas funcionalidades no Siga X incluem o módulo de flexibilização da carga horária de estudantes, que dá mais autonomia para alunos e professores; o módulo de projetos; e o aprimoramento no sistema de lançamento de notas. Neste último caso, agora os professores não precisarão mais fazer o fechamento de toda a turma para consolidar as notas, isso poderá ser feito individualmente por aluno. “Vai facilitar principalmente para o estudante que deseja se formar ou que precisa de determinada nota do histórico. Agiliza o processo de colação de grau”, explica Patrícia.

Já o módulo de projetos, pensado inicialmente para atender à Extensão, foi ampliado para a Pró-Reitoria de Graduação com objetivo de incluir o Treinamento Profissional. Essa ferramenta, inclusive, possibilita que os coordenadores de projetos lancem seus editais de seleção pelo Siga, facilitando a consulta de alunos interessados nas bolsas. A intenção é que o módulo de projetos atenda às demandas de todas as pró-reitorias.

Outra novidade é a possibilidade dos docentes retirarem pelo Siga um relatório completo de suas atividades – disciplinas dadas, projetos e bolsas, por exemplo -, facilitando a reunião de documentos necessários para a progressão e para o cargo de titular.

Observatório de dados

Um grande desafio da UFJF é unificar seus dados, tornando-os ainda mais transparentes para a população. Dessa iniciativa surgiu o Observatório de Dados, disponível para acesso interno e externo da comunidade, reunindo milhares de informações sobre matrículas dos estudantes em cursos de graduação e pós-graduação, dos ingressantes, cursos e projetos de extensão.

“Temos feito um esforço para entregar o máximo possível para a instituição. Temos notado um reconhecimento maior do nosso trabalho, mas sabemos que não conseguimos atender a toda demanda de toda a Universidade”.

Rede Wi-Fi

O CGCO concluiu a fase do projeto piloto de implantação de uma nova rede wi-fi no campus, responsável por ampliar em até 20 vezes a velocidade de navegação. Os primeiros equipamentos foram instalados e já estão funcionando dentro da expectativa na Faculdade de Economia e no Centro de Ciências. As próximas unidades estão sendo definidas com base em critérios técnicos como infraestrutura de cabeamento, perfil de uso e impacto esperado. Entre elas, o Restaurante Universitário e outras oito unidades. Confira:

  • Faculdade de Economia – Já instalado e funcionando

  • Centro de Ciências –  Já instalado e funcionando

  • Reitoria – em fase de instalação

  • Restaurante Universitário – Projeto entregue

  • Faculdade de Direito – Projeto entregue

  • Faculdade de Serviço Social – Projeto entregue

  • Faculdade de Educação – Projeto entregue

  • Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – Projeto entregue

  • Instituto de Ciências Humanas – Projeto em elaboração

  • Instituto de Artes e Design – Projeto em elaboração

  • Faculdade de Comunicação – Projeto em elaboração

Segundo o pró-reitor de Sistemas de Dados e Avaliação, Marcel Vieira, a tecnologia usada pela UFJF data de 2009, por isso, não comporta mais a capacidade de transmissão de dados dos novos aparelhos celulares e de outros dispositivos dos usuários. Desde a pandemia, houve ainda um incremento de ferramentas disponíveis aos professores para ensino em sala de aula, o que também exige um melhor desempenho da conexão de internet.

Segundo o pró-reitor de dados e avaliação, Marcel Vieira, a mudança da rede marca um salto qualitativo na infraestrutura tecnológica da UFJF (Foto: Twin Alvarenga)

O Wi-Fi 6 é um padrão de rede sem fio mais recente, surgiu em 2019, e traz benefícios como maior velocidade, eficiência energética, mecanismos aprimorados de segurança e preparação para novas tecnologias como a internet das coisas, realidade aumentada e realidade virtual.

A nova rede é conectada pelos usuários via “Eduroam”. A ideia é que a rede “UFJF-WIFI” e a “Campus” sejam encerradas com o tempo, sendo substituídas apenas pela “Eduroam”, que é uma referência em várias universidades no mundo. “Um estudante, professor ou técnico da UFJF pode, por exemplo, se conectar à internet na USP, na Unicamp ou em universidades da Europa e da América do Norte usando o mesmo login da UFJF”, explicou Marcel.

Como realizar a conexão

O uso da rede “Eduroam” pode ser feito pelo celular (seja sistema Android ou IOS) e pelo computador. Seu uso é gratuito e não exige cadastros manuais: após configurada uma única vez, a autenticação ocorre de forma automática, segura e integrada, sem necessidade de compartilhamento de senhas com redes desconhecidas.

Celular

Vá até a loja de aplicativos (Play Store ou App Store) e faça o download do “Geteduroam”. Com o aplicativo baixado, ao acessá-lo, uma aba pedindo permissão para ativar e desativar o Wi-Fi irá aparecer, é necessário aceitar. Na tela a seguir, digite “UFJF” no campo de busca, escolha a Universidade Federal de Juiz de Fora nas opções que surgirem e pressione “Next”. A próxima tela mostrará os campos para digitar login e senha: no campo login você deve digitar seu CPF acompanhado do termo “@ufjf.br” (Exemplo: 99999999999@ufjf.br) e, na senha, utilize a mesma cadastrada no Siga. Se a senha e o login estiverem corretos, basta clicar em “OK” para finalizar o processo e se conectar na rede. Em caso de dúvidas, está disponível tutorial para uma assistência mais detalhada.

Computador

Conecte-se à rede “Eduroam” disponível. Ao ser solicitado, insira seu login no formato “CPF@ufjf.br” e a senha do Siga. Uma janela aparecerá solicitando aceitação de certificado digital – é fundamental que este certificado seja aceito para garantir a segurança da conexão. Concluída essa etapa, o dispositivo estará automaticamente conectado às redes “Eduroam” e “UFJF-WIFI” (nos locais que ainda estiver disponível).

Expectativa com a nova rede

De acordo com Marcel Vieira, essa mudança de sistema marca um salto qualitativo na infraestrutura tecnológica da UFJF, trazendo mais velocidade, estabilidade, alcance, segurança e, consequentemente, uma melhora geral no processo de ensino e aprendizado de todos no campus. “Beneficia diretamente as práticas pedagógicas, o desenvolvimento de pesquisas, as atividades administrativas e o cotidiano da comunidade acadêmica. Além disso, o Wi-Fi 6 permite que mais dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo com desempenho elevado, o que é essencial em salas de aula, bibliotecas e laboratórios.  A redução na latência também melhora significativamente a experiência com atividades síncronas, como aulas remotas, bancas e defesas.”

Além dos benefícios diretos para estudantes e servidores, para a instituição, segundo o pró-reitor, “é mais um passo necessário rumo à transformação digital, consolidando um ambiente acadêmico moderno, competitivo e conectado com o que há de mais atual em tecnologia”.