O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, no dia 21 de setembro, a Resolução 119/2023 que institui o Programa de Acolhimento Pedagógico (PAP) para os alunos ingressantes dos cursos de graduação da instituição. O PAP tem como objetivo fornecer suporte acadêmico aos estudantes do primeiro período, visando aprimorar a experiência universitária e a permanência na instituição.O programa abrange três modalidades de atividades de acolhimento: ações que visam a integração à UFJF, incluindo apresentações sobre a função da instituição na produção científica, seu papel na sociedade e a exploração de temas relacionados à atuação profissional dos cursos de graduação; apoio aos alunos de cursos que exigem habilidades em matemática e tecnologias; e assistência aos estudantes de cursos que exigem habilidades em linguagens e tecnologias.

As ações serão realizadas de forma presencial e incluirão seminários, oficinas, atividades de ensino com um caráter extensionista ou de pesquisa, bem como exposições. Cada modalidade terá uma carga horária de 30 horas, e o número de vagas será limitado a 20 por modalidade, sendo 10% das vagas reservadas para alunos reingressos.

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, explica que a criação do PAP tem o intuito de  promover uma conexão mais profunda entre os novos alunos e os projetos pedagógicos de seus cursos e áreas de estudo escolhidas. “Infelizmente, temos casos de alunos que, ao ingressarem na graduação, acabam abandonando seus cursos devido às dificuldades encontradas em algumas habilidades exigidas pelos programas acadêmicos. Nesse sentido, o PAP tem como propósito central desenvolver uma série de competências e habilidades necessárias para que esses estudantes possam persistir e superar esses obstáculos, evitando o abandono da graduação.”

Amorim ainda destaca que as horas cumpridas nas atividades de acolhimento acadêmico poderão ser aproveitadas para a flexibilização curricular, desde que isso esteja previsto no projeto pedagógico do curso. Além disso, a realização das atividades será apoiada por bolsistas dos cursos de graduação e pós-graduação, sob a orientação de docentes.

Após a aprovação do programa, o próximo passo será a discussão da organização de editais e detalhes sobre o seu funcionamento, incluindo questões relacionadas a bolsas. O intuito é que as atividades tenham início em 2024.