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Sistema para gestão dos dados da graduação no país é tema de palestra na UFJF

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu na quarta-feira, 26, o curso “Gestão Acadêmica dos Cursos de Graduação” – iniciativa para capacitar gestores e interessados em ferramentas de produção e análise de dados como o Ecograd. A palestra sobre o Ecossistema de Gestão de Graduação (Ecograd) foi ministrada pelo professor Jorge Lima Dias, do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A plataforma, desenvolvida pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), apresenta painéis intuitivos e interativos sobre ocupação, evasão, diplomação, indicadores de qualidade da graduação, empregabilidade, informações sobre políticas públicas e mapa de boas práticas e experiências relevantes nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) associadas à Andifes. O ecossistema agrega um conjunto de dados obtidos em bases seguras, como o Censo da Educação Superior.

“A plataforma tem dados quantitativos e qualitativos. Foi sistematizado todo o conhecimento sobre leis e políticas públicas da Educação Superior, além de levantamentos de boas práticas de gestão. Por exemplo, a UFPB pode consultar as boas práticas da UFJF, de combate à evasão. O que é bom precisa ser copiado. Essa é a grande ideia: criar um ecossistema entre as universidades, que possuem programas em comum, apesar de suas diferenças”, explicou Jorge Lima Dias, que é coordenador do Ecograd e atua na UFPB nas áreas de Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação, na fronteira entre Computação e Administração.

 

Capacitação para o tratamento de dados

 

As atividades do Curso de Gestão Acadêmica dos Cursos da Graduação foram realizadas nos dias 25 e 26 de abril, no Centro de Ciências da UFJF. O evento foi direcionado a membros do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), como coordenadores de cursos, servidores técnico-administrativos(TAEs) e estudantes, além de demais pessoas interessadas no tema da gestão da graduação com utilização de dados.

“O objetivo ao oferecer o curso é capacitar quadros para o tratamento de dados, tendo em vista a melhoria da oferta de cursos de graduação, com melhoria de fluxos e processos, e também apresentar o Ecograd para a comunidade acadêmica e demais pessoas que se inscreveram”, destacou o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, que também participou do desenvolvimento da plataforma.

Entre os inscritos, estava a pedagoga lotada na Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Franciene Silveira. Segundo a servidora, a gestão dos dados é um tema importante para o seu setor. “Facilita a nossa proposta de trabalho. Para podermos propor novas atividades direcionadas aos alunos, pensarmos na nossa forma de avaliação das análises e divulgação desse trabalho.”

A análise de dados com foco no planejamento de ações que evitem a evasão de alunos é uma prioridade para o aluno do curso de Licenciatura em História e diretor de Relações Institucionais do Diretório Central das e dos Estudantes (DCE), César Augusto Lopes Maciel. Também presente no curso, o estudante afirma que é preciso “pensar novas formas de garantir a permanência estudantil. As planilhas de dados são uma ferramenta para a gente pensar os motivos pelos quais os alunos evadem da Universidade, principalmente depois da pandemia.”

No primeiro dia do curso, o professor do Departamento de Estatística da UFJF Marcel Vieira, falou sobre “Gestão de Dados”, destacando a importância do tratamento das bases de informação, pois muitas decisões estratégicas e políticas nas universidades são tomadas considerando os números. Os presentes também ouviram a conferência da professora Uyguaciara Velôso, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com o tema “Principais Conceitos da Gestão Acadêmica de Graduação”.

A gravação está disponível no canal da Prograd no YouTube.

 

Mesa de abertura

Aula do professor Marcel Vieira (UFJF)

Aula da professora Uyguacira Vêloso (UFPB)

Aula do professor Jorge Lima (UFPB)