Fechar menu lateral

Quatro cursos da Saúde iniciam aulas práticas presenciais nesta segunda, 5

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara para o retorno presencial das atividades de quatro cursos da área da Saúde – alunos de Medicina e Enfermagem (campus Juiz de Fora) e de Odontologia (de Juiz de Fora e Governador Valadares) começam as aulas nesta segunda-feira, 5. Esses cursos estavam paralisados, pois não havia possibilidade de continuidade apenas com o modelo remoto, sem as disciplinas práticas. Eles seguirão um calendário suplementar, com dez semanas de duração, e os Protocolos Biossegurança da instituição, além de outras medidas específicas de cada área de atuação.

De acordo com a pró-reitora adjunta de Graduação, Beatriz Farah, a Universidade vem planejando esse retorno há meses, para que ele aconteça de forma segura e gradual. Uma série de discussões e aprovações foram necessárias dentro de conselhos e as decisões tomadas coletivamente. Todos os quatro cursos elaboraram um plano de funcionamento das atividades, considerando suas características e listando as necessidades de adaptações, compra de insumos e equipamentos de proteção individuais (EPIs).

Os cursos estimaram um total de 1.500 alunos habilitados para cursarem o semestre suplementar, no entanto, a UFJF ainda aguarda o ajuste final das matrículas nesta sexta-feira, 2, para precisar o número de estudantes que retornarão às aulas.

Medidas protetivas

Entre as medidas a serem implementadas para o início do semestre está a capacitação de todos os envolvidos no retorno, de alunos a servidores. “Os treinamentos vão abordar práticas de uso dos laboratórios, e vão permitir que todos tenham acesso a informações para prevenção da Covid-19”, explica o diretor em exercício do Instituto de Ciências da Vida em Governador Valadares, Erly Guilherme Azevedo. Segundo ele, há um envolvimento muito grande dos professores do Departamento Básico de Ciências da Vida e da Odontologia no sentido de preparar o retorno. “Contamos com a colaboração de todos para que a distribuição e utilização de equipamentos de proteção sejam seguidas e possamos voltar com a maior segurança possível.”

Em Juiz de Fora, a coordenadora do curso de Medicina, Cassilda Andrade de Sá explica que, além dos treinamentos, os alunos de cada período serão divididos em grupos menores, para diminuir a circulação nos ambientes e manter um fluxo unidirecional de entrada e saída.  “Não será permitido o uso de adornos (brincos, pulseiras, anéis) e os cabelos deverão estar presos. Os ambientes serão mantidos ventilados, com janelas e portas abertas. A higienização das mãos será realizada frequentemente e de forma adequada. O uso do banheiro será otimizado de acordo com as orientações da Comissão Interna de Supervisão (CIS)”, cita a coordenadora.

Os estudantes serão orientados a permanecerem o menor tempo possível dentro do prédio da faculdade – limitados em seus grupos fixos de 15 pessoas -, a não se alimentarem na área interna e a reduzirem o uso de mochilas e objetos pessoais. “Alunos que estiverem participando de atividades práticas nos ambulatórios, centro cirúrgicos e enfermarias do Hospital Universitário (HU) também estarão divididos em grupos ainda menores, de acordo com a metragem da sala e o distanciamento, bem como protocolos de entrada e saída, recomendados.”

Ainda entre as medidas a serem adotadas para as aulas práticas, no âmbito da Faculdade de Medicina e demais cenários de prática, como ambulatórios e enfermarias do HU, estão: Distanciamento social com reestruturação dos espaços físicos para reduzir aglomerações; Uso de máscaras cirúrgicas ou N95 com etiqueta respiratória; Higienização das mãos; Uso de óculos ou face shields, jaleco, e luvas para manuseio de manequins; Limpeza e desinfeção de ambientes logo após o uso; Isolamento e monitoramento de casos suspeitos e quarentena dos contatos dos casos de Covid-19; Assinatura de documento de ciência e adesão aos protocolos; Estratégia de vigilância para cumprimento das medidas em cada andar do prédio da Famed.

Com cerca de 250 estudantes matriculados, o curso de Enfermagem ofertará 16 disciplinas práticas neste primeiro semestre suplementar. De acordo com a vice-coordenadora do curso, Fabíola Lisboa da Silveira Fortes, haverá um monitoramento de todos os estudantes, professores e TAEs, a fim de garantir um retorno seguro para a comunidade acadêmica.

protocolo de biossegurança da Faculdade de Enfermagem, além de trazer informações fundamentais sobre a higienização correta das mãos e dos ambientes, o uso de máscaras e o fluxo para requisição de materiais, também permite que alunos, professores e servidores conheçam as medidas de biossegurança para que sejam utilizados os espaços  físicos do prédio da Enfermagem. “Além disso, os departamentos estão realizando atualizações constantemente sobre a Covid-19 e cada disciplina prática que será ofertada irá realizar treinamento com seus discentes, de acordo com o campo prático que irão desenvolver sua atividade, mostrando os protocolos de biossegurança dos campos em questão”, explica Fabíola.

Como boa parte das disciplinas desses cursos são realizadas no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), algumas adaptações também foram feitas no local para garantir o máximo de distanciamento entre as turmas. As aulas acontecerão em cinco setores diferentes do instituto, e o acesso a eles será indicado por sinalização afixada. Também é pedido aos alunos que fiquem o menor tempo possível nos locais, evitando conversas em grupos pelos corredores, fora do horário das aulas. Foi criado um mapa e um vídeo explicativo para o uso do espaço.

Restaurante Universitário e transporte são reativados

Para atender aos alunos que retornam às atividades, o Restaurante Universitário (RU) do campus voltará a funcionar. Foi divulgada uma enquete para precisar o número de usuários, e a estimativa da Pró-reitoria de Assistência Estudantil é de que sejam 600 alunos diariamente. As refeições serão servidas em marmitex e devem ser consumidas no local.

“Para evitar aglomerações, dividimos o funcionamento do RU para atender o máximo de 200 alunos por turno. Marcaremos os lugares, disponibilizaremos álcool em gel e daremos as orientações para o uso. Após a refeição do primeiro grupo de 200 estudantes, entra a equipe para fazer a higienização das mesas e cadeiras, e aí entra o segundo grupo e, assim, sucessivamente”, explicou a pró-reitora Cristina Simões Bezerra. A lotação do espaço será feita por ordem de chegada. Os ônibus circulares voltarão a operar fazendo o trajeto das unidades até o RU.

Veja aqui as demais orientações para uso do Restaurante Universitário.

Outro auxílio que será reativado para aqueles beneficiários desses cursos é o de transporte.  “Assim que recebermos os nomes dos alunos matriculados, faremos o pagamento do auxílio transporte para eles.” Segundo a pró-reitora, nos quatro cursos, haviam 140 alunos nessa condição, antes da paralisação das atividades. O pagamento do auxílio deve voltar a acontecer a partir de agosto.

Também foi feito um remanejamento dos quartos da Moradia Estudantil para que cinco estudantes que retornam às aulas pudessem ficar em uma ala mais reservada, evitando o contato com os demais.

Aplicativo irá monitorar estado de saúde de servidores e alunos

A UFJF está adaptando um aplicativo para monitoramento de casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19 – o ‘Busco Saúde’.  Ele será usado para acompanhar estudantes e servidores envolvidos no retorno das atividades presenciais. Uma equipe de bolsistas irá fazer o monitoramento individual dos usuários, realizando o primeiro contato para triagem dos dados e orientações diante da autonotificação de casos suspeitos ou confirmados. Uma outra equipe, composta por docentes e técnicos de cada unidade acadêmica, fará o monitoramento coletivo por meio dos relatórios, avaliando as situações para tomada de decisão, de acordo com cada caso.

Outras informações: (32) 2102-3911 (Central de Atendimento)