Coro Acadêmico da UFJF participa de Festival Nacional

O Coro Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participa este mês da quinta edição do Festival Nacional de Corais e Congresso Científico-Cultural Cantáguas. O evento acontece entre os dias 17 e 20 de setembro e será transmitido pelo canal “Coral por Amor”, no Youtube. Para assistir às apresentações dos corais, não é necessário fazer inscrição prévia; basta acessar o canal na hora predefinida. A programação do evento será disponibilizada em breve no site do festival.  A participação é gratuita.

Temos participado de várias edições do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovido pelo Centro Cultural Pró-Música UFJF, e do Festival Internacional de Coros, promovido pela Associação Artística e Cultural Coro Municipal de Juiz de Fora. Mas nunca havíamos participado do Festival Cantáguas, nem de um festival virtual de coros. Então, essa participação é uma experiência duplamente nova para nós”, destaca o coordenador do grupo, Willsterman Sottani.

O Coro Acadêmico performará três músicas no evento. Elas podem ser encontradas no canal do Youtube do Coro: duas na playlist produzida durante o período de isolamento social e a terceira através do link.

“Participar de festivais está para um coro assim como participar de torneios está para um time de futebol”, explica Sottani. “Os festivais são espaços para trocas de experiências técnicas, para compartilhamento de repertório e para socialização. Ao participarem de um festival,os cantores de um coro não apenas cantam, mas também assistem a outros coros, oportunizando comparações que não seriam possíveis em outras circunstâncias. Observação, ou apreciação, é parte fundamental da aprendizagem musical.”

O coordenador também aponta que, para o público geral, assistir aos eventos de um festival de coros vai além da fruição estética. “A apreciação contribui para a aprendizagem musical; então o público também aprende música – sob uma ótica um pouco diferente dos cantores, é claro. Isso significa aprimoramento das habilidades de escuta e de crítica musical, além de  influência em padrões comportamentais.”

“Participar do Festival Cantáguas é uma maneira de compartilhar com a sociedade o que tem sido produzido dentro da Universidade. Além dar visibilidade para a instituição, também é uma mostra de que o grupo manteve atividades ininterruptas durante todo o período de isolamento social”, explica Sottani.

Coro Acadêmico
O Coro Acadêmico da UFJF é um conjunto de projetos de Extensão, Treinamento Profissional, Monitoria e Iniciação Artística. Além disso, é também uma disciplina ofertada pelo Departamento de Música do Instituto de Artes e Design (IAD), obrigatória para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. É um dos vários coros sediados pela UFJF, e o mais novo deles, com apenas cinco anos de existência.

O evento
O Cantáguas é um evento que teve início como festival de canto coral. No decorrer de suas edições, novas expressões artísticas foram se somando à sua programação, tornando-se um festival multicultural. Percebendo o crescente interesse da ciência em estudar os benefícios que as artes podem trazer para a saúde, a 5ª Edição do Cantáguas buscou inovar suas atividades convidando para esse evento a experiência de diversos profissionais, referências na área da saúde, através de palestras para um público que será diretamente beneficiado pelos efeitos da arte.

A participação é aberta, tanto a grupos corais de qualquer parte do mundo, quanto à população geral, que poderá assistir a todas as atividades propostas para este ano. Para assistir às palestras do Congresso, é necessária inscrição individual gratuita e disponibilizada via internet no site do Cantáguas, ou pelos contatos via e-mail e WhatsApp, pois as vagas serão limitadas.

Devido à pandemia do novo coronavírus, esta é a primeira edição do festival que acontece de forma remota.

Coro Acadêmico da UFJF – https://www.ufjf.br/coroacademico/

Facebook – @coroacademicodaufjf