Cead oferece oficinas práticas que visam auxiliar professores no uso da plataforma Moodle

O Centro de Educação a Distância (Cead) oferta, de modo virtual, entre os dias 30 de julho e 14 de agosto, oficinas práticas (Moodle na Prática), que visam auxiliar professores no uso da plataforma Moodle 3.3.

Poderão se inscrever coordenadores de cursos e professores da UFJF. As oficinas serão ministradas pela equipe pedagógica do Cead/UFJF, com duração de duas horas diárias. Elas acontecerão de segunda a sexta, em três horários distintos: manhã, tarde ou noite.

As oficinas virtuais serão ofertadas em tempo real. De acordo com a professora da equipe multidisciplinar do Cead/UFJF, Olga Ennela, estas oficinas poderão suprir as demandas dos professores no uso de novos recursos a fim de manter as atividades acadêmicas até que o ensino presencial possa ser retomado.

“Dentre as plataformas de aprendizagem disponíveis, a Moodle é, sem dúvida, a mais completa, com atualizações constantes e um grande número de colaboradores, já que possui código aberto, o qual possibilita um trabalho coletivo e compartilhado. Possui diversos recursos e traz a possibilidade de agregar links para ambientes externos. A versão que utilizamos atualmente traz um enorme leque de atividades. Além disso, conta com o pacote de recursos adicionais, o H5P, que contém mais de 40 recursos, além daqueles nativos da Moodle, ampliando muito a possibilidade do professor na escolha de atividades e trabalhos com os alunos”, destaca Olga Ennela.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 23 e 29 de julho de 2020, pelo site do Cead/UFJF, para esta primeira oferta. A intenção é dar continuidade às oficinas, conforme a demanda e, em casos específicos, atender grupos de professores de um mesmo curso que desejarem utilizar a Moodle para esta retomada das atividades.

As vagas são limitadas, já que as oficinas irão acontecer virtualmente em tempo real, por meio do recurso BBB, além de serem definidas por nível de conhecimento sobre o uso da Moodle. Haverá, no máximo, 10 participantes para cada horário (básico e intermediário); já para o nível avançado, serão 15 vagas para cada horário. A carga horária é de 08 horas online e de 07 horas de atividades complementares, para os níveis básicos e intermediário; o nível avançado terá 06 horas online e 09 horas de atividades complementares.

O nível básico é destinado àqueles que nunca utilizaram a Moodle, ou seja, terão a sua primeira experiência com a plataforma. Neste nível, iremos abordar as configurações básicas para construir uma sala virtual (fazer primeiro acesso, conhecer a estrutura de uma sala virtual, criar perfil de usuário, ativar edição, configurações iniciais, além de aprender configuração de recursos básicos, tais como fórum, tarefa e envio de arquivo).

O nível intermediário é indicado àqueles que já utilizam a plataforma; assim, iremos apresentar alguns recursos que poderão ser utilizados na Moodle de forma a garantir maior dinamismo para aprendizagem dos alunos, especialmente livros, glossários, wikis, seminários virtuais dentre outros.

Já no nível avançado, iremos abordar recursos mais complexos, como os recursos do pacote H5P, avaliação de atividades e o bloco de games.

Para participar, o professor deverá, no ato da inscrição, aceitar o “Termo de Compromisso”, que traz orientações para preparação do material e equipamentos necessários para a oficina, além de responder a uma questão para definir o nível de conhecimento sobre a plataforma Moodle.

Confira os níveis das oficinas, os dias, os horários e os números de vagas para cada turma:

Termo de compromisso

Inscrições