A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), após tomar conhecimento da circulação de postagem no Twitter de possíveis denúncias sobre fraude no sistema de cotas na Instituição, torna público o seguinte posicionamento:
1 – A UFJF apura todas as denúncias que chegam a ela pelos canais competentes, no caso, a Ouvidoria.
2 – Existem duas maneiras que a Instituição trata essas denúncias que chegam via Ouvidoria. A primeira, com a criação de uma comissão de heteroidentificação, que durante a matrícula faz a análise do perfil desse estudante para saber se ele se enquadra no perfil de cotista ou não do qual ele se declarou, definindo ali se ele tem direito ou não. A segunda, trata dos casos de denúncias contra estudantes que ingressaram antes da criação dessa comissão. A Universidade apura todas elas, através de uma comissão de sindicância. Caso se comprove a fraude, é aberto um processo administrativo por uma outra comissão que investiga e, caso se confirme, a Universidade cancela a matrícula daqueles cuja fraude foi apurada pelas duas comissões.
3 – Nenhuma das denúncias que chegaram à Instituição, pelas vias oficiais, deixou de ser apurada pela Administração Superior.