Fechar menu lateral

UFJF durante a pandemia: algumas ações desenvolvidas e agenda de iniciativas on-line

Diante do cenário internacional de expansão da doença do Novo Coronavírus (SarsCov-2) e das consequentes mudanças impostas a toda a sociedade, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) tem tomado diversas medidas para contribuir com o enfrentamento da pandemia e garantir o funcionamento da instituição. Dessa forma, docentes e servidores técnico-administrativos, junto aos discentes participantes de projetos de ensino, pesquisa ou extensão, reorganizaram suas atividades de maneira remota e tem disponibilizado opções virtuais de atividades, lives e dicas relacionadas às suas áreas de atuação.

Para reunir e facilitar a consulta dos projetos e ações, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) criou a página “Atividades na Pandemia”. Além das atividades de combate à Covid-19, há também os relatórios dos coordenadores de curso sobre as adaptações feitas durante este momento de confinamento a fim de prosseguirem com suas ações de gestão e se prepararem para as futuras demandas. Há, ainda, links com informações sobre atividades virtuais e páginas de eventos on-line da UFJF e de outras instituições. Os interessados em eventos listados já realizados, podem verificar no perfil dos organizadores se foi disponibilizada a gravação.

Foram registrados cerca de 30 projetos/ações voltados ao enfrentamento deste momento de pandemia, sendo a maioria de iniciativa da UFJF e alguns em contribuição com outras Universidades ou órgãos do Governo. Mais de 20 eventos virtuais foram realizados e informados à Prograd, além dos encontros e reuniões administrativas que estão ocorrendo semanalmente.

 

Projetos e Ações 
ArquiteturaDoação de 200 máscaras para o Sindicato dos Agentes de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Sindace) da Zona da Mata
Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia“Papo Reto: educação, comunicação e informação em saúde” - orientações sobre os cuidados devidos com a Covid-19
Engenharia Elétrica - TelecomunicaçõesO laboratório LITEL (Laboratório de Instrumentação e Telemetria da Universidade) tem feito parte de um consórcio dos laboratórios do curso de engenharia na confecção de faceshields que estão sendo distribuídos entre os profissionais de saúde.
FarmáciaProdução de álcool em gel na Farmácia Universitária.
FarmáciaDiagnóstico molecular da COVID-19, realizado no laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Farmácia.
Odontologia"Comissão Especial de Biossegurança da Faculdade de Odontologia / UFJF para tratamento dos Assuntos da COVID-19"
Odontologia"Avaliação da capacidade de manutenção das propriedades das embalagens SMS após um segundo processo de esterilização - contribuição para uma possível redução de custos e resíduos de hospitais em tempos de COVID-19" - iniciação científica
OdontologiaAtividade de Extensão: "desenvolvimento de câmara de fluxo laminar para contenção de aerosol durante atendimento Odontológico."
OdontologiaOrganização da campanha “máscara do bem” da Liga de Odontologia hospitalar da UFJF com a arrecadação de materiais, confecção e distribuição de protetores faciais de baixo custo para os profissionais que atuam nos hospitais parceiros
OdontologiaCoordenação do “kit carinho bucal” que está montando e distribuindo kits contendo: panfletos educativos, jogos educativos, máscaras e kits de higiene bucal para serem doados aos pacientes e profissionais de saúde dos hospitais parceiros.
Professores, estudantes e ex-alunos da UFJF junto a outras universidades do Brasil e do mundoCriação do site Calma Nessa Hora que visa prestar acolhimento básico para quem (maior de 18 anos) possa estar passando por situações difíceis de estresse e ansiedade em razão do quadro geral
Psicologia“Suporte psicológico a profissionais de saúde na pandemia de COVID-19” direcionado aos servidores do HU
PsicologiaElaboração de cartilha informativa “Orientações para o enfrentamento da quarentena”
PsicologiaProjeto de pesquisa “Saúde mental na pandemia da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19): Um estudo brasileiro”
PsicologiaProjeto de pesquisa - “As vivências do ensino online durante a pandemia da COVID-19”
PsicologiaProjeto de pesquisa - "Adesão de idosos à mitigação da COVID19: contribuições de variáveis psicológicas"
PsicologiaParticipação de docente, como colaboradora, no Projeto de pesquisa "Infodemia de COVID-19 e suas repercussões sobre a saúde mental de idosos: estudo multicêntrico Brasil/Portugal/Espanha/Itália/Chile/Estados Unidos/"
PsicologiaPrograma Álcool e Saúde: Projeto de pesquisa e extensão, realiza reuniões semanais para treinamento do grupo para as pesquisas realizadas e para os atendimentos que irão começar. Serão atentidos dependentes de álcool exclusivamente por meio de psicoterapia online.
PsicologiaOs projetos de extensão "Intervenção neuropsicológica com foco nas dificuldades de aprendizagem da matemática" e "Intervenção neuropsicológica com foco nas dificuldades de leitura e de escrita" têm preparando atividades lúdicas para que pais e responsáveis possam estimular as habilidades cognitivas de seus filhos durante o período de isolamento social em função da pandemia da COVID-19
PsicologiaProjeto de extensão Falatrans que, realizava atendimentos presenciais no Centro de Psicologia aplicada, neste momento, realiza atendimentos online, além de supervisão e dar continuidade ao estudo em grupo. encontros online da pesquisa com orientação do estágio em pesquisa
PsicologiaOrientação de discentes em extensão, no projeto Liga Acadêmica de Neurociências - LANC, que tem desenvolvido ações remotas de orientação sobre a covid19, o isolamento social e a neurociência.
Serviço SocialTrês programas de Residência: Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com ênfase em doenças crônico-degenerativas, Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Residência Multiprofissional em Saúde Mental. Neste momento da epidemia, as Residências tem se colocado como de relevância pública ao contribuir com a rede de atenção à saúde de Juiz de Fora no atendimento da população.
Serviço SocialPolo Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre o processo de envelhecimento - Considerando ser o público alvo do Programa os pertencentes ao grupo de risco na pandemia, qual seja, os idosos, respeitando a indicação de “isolamento espacial” ,o projeto promove uma ação de orientação de atividades que podem ser realizadas dentro de casa por meio das redes sociais e mantem contato por telefone com os inscritos nas atividades desenvolvidas.
Serviço SocialCampanha transolidariedade do CeR-LGBTQI+/UFJF, CRDH e Grupo Força Trans em Juiz de Fora - O Programa de Extensão – Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) e Projeto de Extensão – DIVERSE – Observatório da Diversidade Sexual e de Gênero: Políticas, Direitos e Saúde LGBT, em parceria com o Centro de Referência de Direitos Humanos de Juiz de Fora e Território Mata (CRDH) e o Grupo Força Trans está desenvolvendo uma ação coletiva no cenário de combate à COVID-19 na cidade de Juiz de Fora, voltado para o seu público, a população LGBTQI+, mas em particular, a população de mulheres transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade social, em situação de rua e de prostituição.
Serviço SocialProjeto dialogando sobre a dimensão técnico-operativa dos assistentes sociais na saúde - Fomenta a criação de espaço remoto para debates sobre a dimensão técnico-operativa dos Assistentes Sociais na Saúde. Problematiza os principais instrumentos e técnicas utilizados pelos assistentes sociais na Saúde; Analisa e debate as competências e atribuições profissionais na conjuntura de Pandemia da Covid-19; Recupera e atualiza a importância da unidade entre as 3 dimensões (teórico-metodológica; ético-política e técnico-operativa) da profissão.
Serviço SocialProjeto de extensão ação de orientação a população referentes ao benefício assistencial emergencial/UFJF - O projeto oferece para a comunidade orientação e suporte sobre o Benefício Assistencial Emergencial do Governo Federal, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, diante do agravamento das condições sócio-econômicas causadas pela Covid-19.
Serviço SocialRevista Libertas - Está sendo preparo o volume 20.1 da revista que será publicada em junho e que contará –entre outras temáticas – três artigos com a temática da conjuntura em tempos de COVID-19.
Serviço SocialContribuição na elaboração de notas sobre o contexto da pandemia do novo corona víruspara a ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social).
Verifique as atualizações na página “Atividades na pandemia“.

 

Há também programações abertas a qualquer interessado, sendo que alguns requerem inscrição prévia. A tabela abaixo mostra a agenda dos próximos eventos, os interessados podem entrar no link indicado para obter mais informações.

 

Data/HorárioÁrea/TemaSite/Perfil
26/05 - 15hGeociências - Conversa com o economista do BNDES, Marcelo Miterhof, sobre Pandemia, inovação e o papel do EstadoInstagram: @nugea.ufjf
26/05 - 17hInovação - Workshop sobre as principais tecnologias de atendimento remoto ao público, sem perder a dimensão emocional do ser humano. Instagram: @crittufjf
26/05 - 18h às 19hEducação - Ambientes Virtuais de Aprendizagem e metodologias ativas a partir do fundamental II. Prof. Dr. Vicente Parreiras – CEFET MGInstagram @anadigital
26/05 - 18h às 21h Graduação - 1º ciclo de debates do ForGrad (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação) - "Flexibilização das Atividades Acadêmicas em Tempos de Pandemia"Inscreva-se no site: www.forgrad.org (transmissão ao vivo via Youtube)
27/05 - 15h Engenharia Ambiental e Sanitária - Webinar :“Doenças relacionadas à falta de saneamento: histórico e importância da engenharia sanitária”Instagram: @get_esa
27/05 - 16hLetras - Evento Conexões Literárias - Intelectuais Negras (Editora Malê)Instagram: @editoramale
27/05 - 18h às 19hDireito/Sociologia - Lançamento virtual do livro "Os clássicos no cotidiano", 2ª edição fernandahcalcantara.blogspot.com/
27/05 - 18hEducação - "Fórum em tempo de pandemia – Ensino Mediado por tecnologia", com Renato Janine Ribeiro, ex-Ministro da Educação - UFRJ
Facebook: /ForumdeCienciaeCultura Youtube: Fórum de Ciência e Cultura
27/05 - 19hEducação - “O Pibid como importante programa na formação de professores e o desmonte das Ciências Humanas” Grupo de Pesquisa, Extensão e Ensino de SociologiaInstagram: @grupees.ufjf www.facebook.com/grupeesufjf/ www.ufjf.br/labesgrupees/grupees/
28/05 - 17hInovação - CrittLives - sobre gestão financeira empresarial e pessoalInstagram: @crittufjf
28/05 - 11hOrganização Humanitária - Oxfam Brasil -"Mulheres e Desigualdades em Tempos de Covid-19"YouTube: /oxfambrasil
28/05 - 18hEducação - "Trabalho remoto e a precarização do ensino" - Live com Ricardo AntunesFacebook: sindsifce.sinasefe Youtube: sindsifce sinasefe
28/05 - 19hEducação - Os desafios da educaçãoYoutube: /TVfonec
29/05 - 17hCiências Econômicas - "Diferenças de gênero em resultados acadêmicos em Economia"gefam.com.br
29/05 - 17h30 às 19hCiências Sociais - "Trabalho, renda e vulnerabilidade no contexto da pandemia" - PPGCSO fb.me/seminariosvirtuaisppgcso
29/05 - 17h às 18hLetras - "Literatur@.com" - Escrita Criativa: Geissiane Aguiarwww.fasm.online/instagram
29/05 - 14h às 17hEducação - A pesquisa em discurso, cultura e ensino - Apresentação das pesquisas desenvolvidas nos grupos de pesquisa no interior da rede Discurso, Cultura e Ensino.Local: meet.google.com/peg-fmyr-ryq
29/05 - 20hLetras - "Maria Firmina dos Reis - Maranhense, abolicionista, primeira romancista brasileira"- com Dilercy Adler (psicóloga e escritora) e Bárbara Daibert (profª da UFJF)Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCBXGCqbOPooI-XQ2Q299RwQ
31/05 à 06/06Engenharia Ambiental e Sanitária - "Semana do Meio Ambiente"Instagram: @get_esa
Verifique as atualizações da agenda na página “Atividades na pandemia“.

 

Muitos projetos e programas estão com atividades, dicas ou cursos on-line. Para acessá-los, basta entrar no perfil do Instagram/Facebook, no Blog, ou no Site informados abaixo, de acordo com o tema de interesse.

 

Blog: etcomunidadenegrajf.blogspot.comBlog vinculado ao ''Encontros Temáticos da Comunidade Negra de Juiz de Fora''
Blog: gedisufjf.wixsite.com/gedisufjf/blogCampanha transolidariedade do CeR-LGBTQI+/UFJF, CRDH e Grupo Força Trans em Juiz de Fora
Instagram @denteseguroufjf ou @petodontoufjfProjeto Dente Seguro e o Grupo PET-Odontologia - dicas e oficinas
Instagram @paporetoufjf / E-mail paporeto.ufjf@gmail.comA ação possibilita que as pessoas encaminhem perguntas via mensagens para sanar dúvidas relativas à área de saúde, entre elas, orientações sobre os cuidados devidos com a Covid-19.
Instagram: @cineclubemovimentoO projeto de extensão cineclube Movimento através das redes sociais vem indicando filmes, mostra de filmes universitários e curiosidades sobre cinema.
Instagram: @coglin.gp Facebook: CogLin

O grupo CogLin (UFJF) realiza pesquisa em Psicologia Cognitiva, Escolar e Psicolinguística.
Instagram: @crittufjf O critt ufjf é um espaço para consultorias, incubação de empresas, propriedade intelectual e transferência de tecnologia.
Instagram: @DivulgaQuímica ações que o Departamento de Química e a UFJF vem desenvolvendo no combate a Covid-19
Instagram: @get.nutricaoufjf Grupo de Educação Tutorial do Curso de Nutrição da UFJF, está fazendo campanhas sobre dias temáticos, além de Lives com conteúdos voltados aos graduandos e profissionais.
Instagram: @get_esaGET - Engenharia Ambiental e Sanitária - diversos conteúdos sobre temas relacionados ao meio ambiente
Instagram: @gezufjfGrupo de estudos em Zoologia - divulgações das atividades do grupo, sempre abertas à comunidade.
Instagram: @grupo.bemmequeroPET - Grupo tutorial criou junto com a comunidade da Unidade Básica em Saúde São Judas o grupo Bem Me Quero com foco a saúde mental e global.
Instagram: @lanc.ufjfO projeto Liga Acadêmica de Neurociências - LANC tem desenvolvido ações remotas de orientação sobre a covid19, o isolamento social e a neurociência, com uma série de posts, chamados "Neuro em Casa"
Instagram: @laopufjf e @integrandoosaberufjfTemas relacionados à odontologia (lives, cursos, entrevistas...), além da criação de um espaço destinado às crianças internadas na pediatria do HU, bem como para as demais crianças da comunidade, com temas educativos e lúdicos
Instagram: @modaufjfA divulgação das atividades do curso de Bacharelado em Moda
Instagram: @nugea.ufjfO Núcleo de Pesquisa Geografia, Espaço e Ação, vinculado ao PPGEO-UFJF e ao Departamento de Geociências tem promovido uma série de lives. Esses são conversas com pesquisadores e profissionais que tem contribuído para refletir sobre temas diversos associados ao contexto que estamos vivenciando.
Instagram: @Pet.psicologiaAções do PET Psicologia, envolvendo discentes e docente, com atividades dirigidas às crianças em relação à pandemia
Instagram: @polosobreenvelhecimento Facebook: poloprocessodeenvelhecimentoufjfPolo Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre o processo de envelhecimento
Site: ceduc.unifei.edu.br/rte/Materiais de caráter didático-pedagógico disponibilizados pela UNIFEI para orientar o trabalho com as disciplinas remotas ofertadas durante a pandemia de COVID-19.
Site: congresso2020.ufba.br/I Congresso Virtual da Universidade Federal da Bahia - programação até 29 de maio.
Site: matematicanaescola.com/ienopemI Encontro Nacional Online de Professores que Ensinam Matemática. De 16 a 19 de novembro de 2020. Inscrições abertas.
Site: pccoimbra.weebly.com/introduction-to-data-science-with-r.htmlCurso - Estudo dirigido de Introdução a Ciência de Dados com R. - Ciências Econômicas
Site: periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/30050HU Revista: “A Psicologia Hospitalar e da Saúde no enfrentamento do coronavírus: Necessidade e proposta de atuação”
Site: www.abepss.org.br/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – tem desenvolvido diversas notas sobre o contexto da pandemia do novo corona vírus, com contribuições de produções da UFJF.
Site: www.calmanessahora.com.bro site visa prestar acolhimento básicos para quem possa estar passando por situações difíceis de estresse e ansiedade em razão do quadro geral. O objetivo é alcançar qualquer pessoa, maior de 18 anos, que precisar de acolhimento relacionado aos sintomas de ansiedade, depressão e/ou queixas de conflitos interpessoais, causados pela situação de crise do coronavírus. A intervenção pode ser realizada nos idiomas Português e Espanhol.
Site: www.ufjf.br/ambientese/Publicar informações do Programa Extensão Docentes e discentes Associações e Cooperativas de Catadores e Agricultores
Site: www.ufjf.br/cinemovimento/sessao-ensaio-critico/2020-2/“Ensaio crítico” sobre filmes debatidos pelos participantes do projeto Cineclube Movimento.
Youtube: www.youtube.com/channel/UCVUzuCAR4ZJl8w7MOiLXBqg/channelsABEM Associação Brasileira de Educação Musical - vídeos
Youtube: www.youtube.com/watch?v=uGGUSzcGsts&feature=youtu.be Lançamento virtual do livro "Primeiro ato: Cachorro em cena" - Letras
Verifique as atualizações na página “Atividades na pandemia“.

 

Dentre as atividades administrativas e de gestão dos cursos, destacam-se a revisão e criação de novo projeto pedagógico ou atualização da matriz curricular, nos casos dos cursos que passaram por adequações dos PPCs; participação nas reuniões de conselho da unidade; orientações virtuais de Trabalhos de Conclusão de Curso, de bolsistas de Treinamento Profissional, Projetos de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação, e informações sobre Estágios.

O atendimento aos alunos continua via e-mail, whatsapp, ou redes sociais, conforme acordado com cada professor. Está ocorrendo também a reestruturação de grupos de pesquisa, redação de artigos, livros e outras publicações. Além da divulgação das atividades nas páginas dos cursos, pelo SIGA, ou nas respectivas redes sociais. Professores têm participado de Webinários, Webconferencias, promovido cursos online, ou aproveitado o tempo para melhoria dos materiais didáticos. Em casos específicos, planejamento de atividades de suporte aos alunos que prestarão o Enade, bem como reunião com os estudantes ingressantes via plataforma on-line.