Informação da Prograd sobre demandas durante a Pandemia

Em um breve histórico, em razão dos avanços no país da pandemia do novo Coronavírus que indicou a necessidade de isolamento social a partir da 2ª semana de março a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF tem atuado ativamente em várias frentes, decorrentes desta condição inesperada. Muitas ações foram desenvolvidas e continuam em execução.

Inicialmente, houve um enorme esforço de diferentes setores da instituição para atender as demandas apresentadas para o combate à pandemia e ao mesmo tempo, a UFJF viveu um período de incertezas quanto à nomeação do Reitor para o novo mandato.

Em todo país as Instituições Federais de Ensino Superior têm cumprido um papel fundamental e estratégico de atuação na produção e divulgação de pesquisas e equipamentos, respondendo prontamente às demandas advindas das normativas do MEC para o Ensino Superior e também, na prestação de diversos serviços demandados pela sociedade.

Ao mesmo tempo, a análise do cenário mundial, nacional, regional e municipal, evidencia que não haverá retorno a atividades presenciais em curto espaço de tempo e que, a médio ou longo prazo, será obrigatório implantar amplas mudanças e recursos de biossegurança em atenção à proteção da saúde individual e coletiva. Respeitadas as especificidades de cada instituição, em todo o país, o Ensino Superior Público está em debate para adaptar-se à situação em diferentes etapas deliberativas.

A partir deste delineamento nas últimas semanas, a Pro Reitoria de Graduação – ProGrad, além das demandas cotidianas próprias, tem participado da reflexão e discussão para a formulação de estratégias de intervenção. Ressalta-se que a perspectiva que orienta esse empenho se configura como a adoção de práticas educativas específicas para o momento emergencial da atualidade que atendam aos anseios e deliberações da comunidade acadêmica, ouvidos os órgãos colegiados dos cursos, unidades acadêmicas e conselhos institucionais em suas competências.

Na concepção da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, vislumbram-se algumas ações que estão em formulação e poderiam ser desenvolvidas de início, mas, para o planejamento mais abrangente e democrático da aprendizagem utilizando tecnologias não presenciais para abordagem de Ensino Remoto Emergencial (ERE) evidencia-se o imprescindível cuidado para assegurar a qualidade e não ampliação das desigualdades.

Desse modo, compreende-se a necessidade e relevância de realizar um levantamento que retrate as condições de acesso, equipamentos e provimento de internet para o reconhecimento das características da comunidade acadêmica. Assim, a ProGrad participou ativamente da concepção e elaboração de um instrumento com esse objetivo. Nesse momento, já se encontra finalizado e em breve, será disponibilizado ao preenchimento pelos três segmentos universitários, ação que irá fornecer informações fundamentais para a organização da proposição de estratégias, considerando o atual momento crítico da saúde pública.