Fechar menu lateral

Alunos de 21 cursos colam grau em cerimônia unificada

Na última quarta-feira, dia 29, 603 estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entraram pelos corredores do Cine-Theatro Central e subiram ao palco para receberem os diplomas e os aplausos de familiares e amigos. A data foi marcada pela conclusão dos 21 cursos que realizaram o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2019).

Os graduandos começaram a se reunir a partir das 16h ao redor do teatro. Em meio aos sorrisos, conversas e risadas havia a demonstração de expectativas e anseios. As solenidades foram divididas em três cerimônias realizadas às 17h, 19h e 21h e contaram com discursos de resistência, companheirismo, cumplicidade e muitas emoções. Além disso, tiveram a  apresentação cultural da Orquestra Sinfônica Pró-Música.

Homenagem póstuma

Durante a segunda cerimônia, o juramentista do curso de Educação Física, Edgard Lazzarini Pereira, fez uma homenagem póstuma ao amigo que cursava o sétimo período da  faculdade, Jamir de Souza Júnior, e faleceu em um acidente de moto na última semana. Na homenagem foi falado sobre as saudades, a partida precoce e do vazio deixado nos corações de familiares e amigos. “Você sempre estará vivo em nossas lembranças, sempre fará parte de nossas vidas nas grandes e pequenas recordações. Você deixou muito amor em nós. O seu amor pela vida continua pulsando em nosso peito. Siga o seu caminho em paz, iluminado pelas bênçãos de Deus. Nós estaremos sempre aqui, orando por você e enviando as nossas energias positivas de amor e carinho.”

“Vou sentir saudades”

Para realizar o sonho de cursar Arquitetura e Urbanismo, Letícia Daniele Santos Bandeira Nascimento, precisou deixar o município de Vitória da Conquista (BA), para vir estudar em terras mineiras. Aprovada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e com apoio das cotas raciais, sente-se feliz ao conquistar o diploma. “Eu precisei vir de muito longe. Passar todos esses anos na UFJF foi uma grande conquista, não só minha, mas de toda a minha família.”

A graduanda conta os planos para o futuro e o que mais fará falta. “Eu espero muitos trabalhos daqui para frente e, talvez, fazer uma pós-graduação. Já comecei a sentir falta de todas as coisas que me proporcionaram aprendizado e crescimento. Entre elas, as amizades, os professores, não só nas aulas, mas dos projetos de extensão e toda trajetória que eu tive durante a faculdade.”

“É um prazer imenso retribuir para a UFJF o que ela investiu em mim”

 

Graduandos no momento do juramento (Foto: Giulia Vaz)

 

Formando em Engenharia Elétrica, Glauber Daniel Souza do Vale comemora a graduação e conta que a expectativa é continuar a capacitação e o aprendizado, inclusive já tem em vista os cursos de pós-graduação oferecidos pela Universidade. Além disso, foi aprovado no último concurso para técnico-administrativos em educação (Taes) da Instituição. “Eu estou alocado na Faculdade de Engenharia e sem dúvidas é um prazer imenso retornar para a UFJF tudo o que ela investiu em mim.” Reitera também como tem sido a carreira profissional e as expectativas para o futuro. “Pretendo seguir os princípios aprendidos e que regem o juramento do meu curso, como trabalhar com ética e agir com honestidade. A minha Universidade me ensinou a ser assim e a respeitar as diversidades.”

Cravado na pele

Apaixonada pelo curso e pela profissão escolhidas, Júlia Parisi Marliere tem muito orgulho em ter cursado Medicina Veterinária. A paixão é tamanha que a estudante diz não haver outra opção e que desde sempre teve interesse por animais, tanto que possui uma tatuagem no braço que descreve bem o sentimento de amor. “Para mim não havia outra opção. Foi desde sempre. É o amor da minha vida! Para o futuro profissional eu pretendo trabalhar muito, fazer pós-graduação, mestrado, me especializar o máximo possível, pois esse é o jeito que a gente tem de se destacar. Vendo o tanto de gente que está formando hoje, a gente precisa fazer a diferença.”

Carreira acadêmica

Apesar de estar se graduando em Engenharia Elétrica com habilitação em Robótica e Automação, a história acadêmica de Luiz Afonso está bem intrínseca com a UFJF. Inicialmente aprovado em Ciências Exatas, o estudante terminou o primeiro ciclo da graduação e concomitantemente cursou a segunda graduação e está em andamento com o mestrado em Ciências da Computação com previsão de término no final deste ano. “Minha expectativa é seguir carreira acadêmica, vou fazer doutorado e, quem sabe, ingressar como docente na UFJF.”

Celebrando a conquista do namorado, a também estudante de Engenharia Elétrica, Leandra de Souza e Almeida, conta que estão juntos há quatro anos e qual é o sentimento em ver Luiz Afonso fechar mais este ciclo. “Eu tenho muito orgulho do meu namorado, de toda a trajetória e dessa conquista que ele está alcançando agora. Inclusive, é a que eu pretendo conquistar também.”

Momento de descontração durante a cerimônia (Foto: Giulia Vaz)

 

Ação transformadora

A colação de grau é um dos momentos mais expressivos realizados pela UFJF. A solenidade representa a entrega de profissionais qualificados para a sociedade, o que é confirmado e avaliado positivamente em rankings nacionais e internacionais. O reitor  Marcus David aproveitou a solenidade para informar que 95% da produção científica brasileira é realizada pelas universidades públicas, o que coloca o Brasil entre as 12 principais nações de produção acadêmica no mundo. Falou sobre os projetos e programas de extensão que transformam os espaços onde estão inseridos, da disseminação artística e cultural, e da forma como as ciências e tecnologias desenvolvidas nessas instituições inserem o país no mercado global. “Por esses motivos, as universidades públicas são um dos principais patrimônios da nação e, através delas, fazemos transformações em nosso país. Por todos esses motivos, nós temos a obrigação de defendê-la. Defender as universidades federais é a defesa de um projeto de nação que nos orgulhe.”

Marcus David explicou o quanto as 67 universidades federais são transformadoras e o que representam para toda a sociedade brasileira. “Espalhadas em mais de 300 campi, possuem  mais de 1 milhão e 200 mil estudantes, sendo que 70% deles têm a renda per capita inferior a 1,5 salários mínimos. Isso mostra a profunda mudança social na vida de pessoas que antes não tinham condições de ocuparem esses espaços.”

Finalizando, o reitor deixou uma mensagem para os concluintes. “Em primeiro lugar a UFJF teve muito orgulho de participar da formação de vocês. A mensagem que deixo é que a vida é mais que a dimensão profissional. É preciso viver amores, amizades, felicidades e realizações. Caso queiram voltar, estamos de portas abertas. No mais, desejo a todos boa sorte!”.

Confira os cursos que colaram grau

Cerimônia A – 17h 

Engenharia Elétrica

Engenharia Elétrica – Habilitação em Energia,

Engenharia Elétrica – Habilitação em Robótica e Automação Industrial,

Engenharia Elétrica – Habilitação em Sistemas de Potência,

Engenharia Elétrica – Habilitação em Sistemas Eletrônicos,

Engenharia Elétrica – Habilitação em Telecomunicações

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Computacional

Engenharia Mecânica

Engenharia de Produção

Cerimônia B – 19h 

Arquitetura e Urbanismo

Educação Física

Educação Física EAD

Enfermagem

Engenharia Civil

Nutrição

Cerimônia C – 21h 

Farmácia

Fisioterapia

Medicina

Medicina Veterinária

Odontologia

Confira o álbum completo da cerimônia das 17h

Confira o álbum completo da cerimônia das 19h

Confira o álbum completo da cerimônia das 21h

Outras informações: (32) 2102-3967 (Diretoria de Imagem Institucional)