Fechar menu lateral

Trabalho da Prograd repercute na melhoria da qualidade do ensino na Graduação

Promover a formação de profissionais de excelência acadêmica e profissional, assim como cidadãos ética e politicamente envolvidos com a sociedade: esta é a missão da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As atividades formulam e cumprem critérios transparentes a partir da legislação, das diretrizes, das normas e das regulamentações educacionais para zelar pelo bem público.

A Prograd engloba outros setores de coordenação da UFJF. O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) é o órgão de consulta, deliberação e normatividade da Universidade, tendo suas competências e normas de funcionamento definidas pelo Regimento Interno. A Coordenação dos Programas de Graduação também compõe a Prograd, sendo responsável pelo gerenciamento dos programas “Monitoria”, “Monitoria Júnior”, “Treinamento Profissional”, “Programa de Educação Tutorial (PET)”, “Grupo de Educação Tutorial (GET)” e “Mobilidade Acadêmica”.

As políticas e tendências da formação de professores e a articulação de ações referentes aos cursos de licenciaturas da UFJF são responsabilidades do Fórum das Licenciaturas. O órgão colegiado é vinculado à Prograd e caracterizado por ser um espaço consultivo, sistemático e coletivo de reflexão, debate e análise. Já a Coordenação de Estágios trabalha para consolidar os procedimentos que regulam os estágios dos estudantes da UFJF. O objetivo principal do setor é atuar junto aos professores, alunos e concedentes de estágio para cumprir a legislação vigente e os padrões de documentos relativos aos estágios.

Outros setores fazem parte da Prograd, como a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), que realiza os Programas de Ingresso da UFJF e desenvolve outros processos seletivos da Universidade e de outras instituições. A Prograd trabalha ainda a partir de Programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (Pibid), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Programa Territórios Educativos e a partir dos Projetos de Universalização.

Inovação nas bolsas

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, 2019 foi um ano em que propostas da atual gestão foram consolidadas. Ele destaca a implementação da Monitoria de Acompanhamento Acadêmico, que trabalha com acadêmicos que estão com problemas de reprovação e retenção em disciplinas de diversos cursos, principalmente os da área das Exatas. “Sobre bolsas ainda é importante dizer que o último ano foi marcado pela reestruturação do Treinamento Profissional. Essa modalidade foi tema de discussão junto à equipe da Prograd, e uma comissão trabalhou para uma nova resolução, um novo desenho de oferta, de avaliação, enfim, temos um projeto mais atualizado.”

“Seminário dos Programas de Formação de Professoras e Professores da UFJF” aconteceu entre os dias 09 e 10 de abril (foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O fortalecimento da política de formação dos professores para a Educação Básica também foi um marco deste ano. Amorim pontua que o projeto político institucional das licenciaturas foi aprovado com participação intensa do Fórum de Licenciaturas. Além disso, ressalta o grande público atraído pelo Seminário de Avaliação do Projeto Institucional, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Os auditórios estavam lotados e pudemos perceber uma grande interação com as escolas das redes estaduais e municipais de onde vêm os professores que orientam o Programa.”

Discussão de novas políticas para a Graduação

O primeiro seminário sobre o uso de tecnologias no Ensino Superior foi organizado em setembro de 2019. Amorim considera que a iniciativa registra a ideia de “priorizar uma perspectiva de discussão sobre como os professores e os técnico-administrativos podem usar as tecnologias em suas práticas pedagógicas”.

lançamento da Residência Docente foi uma ação importante, ocorrida no encerramento do ano de 2018. O programa, que ocorre no Colégio de Aplicação João XXIII em parceria com a Faculdade de Educação (Faced), é inédito no Brasil, segundo o pró-reitor adjunto. “Ele reforça a política de formação de professores da Universidade, e o formato adotado é parecido com a residência multidisciplinar, o que proporciona o caráter de inovação. Além de ser mantido com recursos próprios da UFJF e totalmente realizado pela Prograd, junto ao Comitê Gestor da Residência.”

O Conselho Setorial de Graduação constituiu um grupo de trabalho para discutir a política de estágio na UFJF; o grupo foi instituído durante o ano de 2019. Em relação ao projeto para melhorar a Graduação, durante este ano, foi feita a revisão do Projeto Universalizador de Línguas (PU). Junto a isso, 2019 foi caracterizado pela consolidação do PU em Libras, “projeto importante para a Universidade”.

A Graduação foi marcada também pela atualização de muitos projetos pedagógicos de cursos; neste sentido, vários cursos estão com novas diretrizes curriculares, como as engenharias, as licenciaturas, a Enfermagem e o Jornalismo. “A reformulação dos projetos pedagógicos de curso traz um maior diálogo com as demandas da sociedade e com as demandas formativas dos estudantes; isso é um avanço”, sublinha Amorim.

Outro ponto de destaque são as mostras realizadas ao longo de 2019. “Apresentamos uma mudança no formato das mostras de Graduação. A cooperação que existe para a realização do Global July, que é um programa de muito sucesso na UFJF. A Prograd e a Propp trabalham junto à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) na oferta e organização do projeto”, argumenta o pró-reitor adjunto. Segundo Amorim, ainda é importante frisar o aumento da oferta de vagas ociosas para a comunidade, “uma vez que mexemos no Regulamento Acadêmico, fazendo com que o último ano tenha sido o que mais conseguimos ofertar vagas retidas”.

Consolidação do programa Territórios Educativos

Em seu segundo ano, o Programa Territórios Educativos impulsiona os docentes com a oferta de formação fora do espaço da UFJF, com viagens formativas e, ao mesmo tempo, atende aos cursos que precisam de viagens em suas atividades, como a Geografia, o Turismo, as Ciências Biológicas e a Arquitetura, por exemplo.

O pró-reitor adjunto enfatiza as conquistas proporcionadas por um ano marcado por mudanças. Para ele, todo o trabalho repercute na melhoria da qualidade do ensino ofertado na Graduação. “Tantas reformulações e ofertas de ações novas são para dar um retorno aos estudantes de Graduação, com processos mais ágeis na tramitação de documentação, mais segurança e, ao mesmo tempo, mais qualidade pedagógica para os cursos. Para isso, melhoramos a oferta de produtos educativos, como o Territórios Educativos, o PU em Libras, a Residência Docente, bem como os processos de trabalho que geram benefícios para os estudantes e para a sociedade em geral.”

Informatização dos processos do Pism

A Pró-reitoria informatizou quase todo o processo elaborativo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Conforme conta Cassiano amorim, “hoje, as provas são preparadas com um rigor maior de confiabilidade e sigilo; temos uma correção de provas informatizada. É possível fazer a correção remota num sistema seguro, utilizado por outras instituições do Brasil, desenvolvido pelo Caed. Criamos possibilidades com esse trabalho de gerar os resultados do Pism de maneira mais rápida para que a matrícula possa acontecer antes do que vinha acontecendo, o que gera agilidade nos processos de análise de matrícula e evita perdas de vagas”.

A criação da Comissão de Heteroidentificação, com pessoas capacitadas para o trabalho, também tem destaque. “As mudanças internas no Pism, inclusive de calendário, visam melhorar o fluxo de matrículas na Universidade para que possamos garantir o preenchimento das vagas no processo originário”, afirma.

Acompanhar o movimento da sociedade

Em relação aos desafios, Cassiano observa que “vivemos num mundo globalizado, em que os estudantes, cada vez mais, estão imersos nas tecnologias de Comunicação e de informação”. Ele acredita, assim, “que um grande desafio é fazer com que a Universidade acompanhe essa evolução, que os alunos já vivenciam independentemente dela. Temos que absorver essas tecnologias e promover inovações pedagógicas para acompanhar o movimento da sociedade, como intuito de formarmos profissionais em sintonia com o tempo presente. Não é só atender ao mercado, mas às demandas da sociedade como um todo.”

Para 2020, segundo Amorim, a expectativa é de informatização nos processos. “Ainda temos solicitações feitas em papel, com maior nível de burocracia, mas estamos trabalhando para transformar ainda mais essa realidade. Queremos contar com mais agilidade e, assim, ofertar uma educação de melhor qualidade.”

Outras informações: (32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação