UFJF publica edital de seleção para residência docente

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou nesta segunda-feira, 20, edital do Processo Seletivo do Programa de Residência Docente no Colégio de Aplicação João XXIII. O documento prevê a seleção de dez professores graduados, licenciados há até três anos, que serão beneficiados com bolsa de R$ 3.330,43. O período de inscrição é do dia 20 até 31 de janeiro. Confira o Edital nº 13/2019.

O processo será dividido em três fases e contará com uma prova objetiva, uma prova de redação, entrevista e análise de currículo. A seleção será feita por bancas compostas por professores do Colégio de Aplicação João XXIII, da Faculdade de Educação da UFJF e/ou de institutos e faculdades formadores de professores da Universidade.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: uma vaga para cada disciplina, sendo Geografia, Sociologia, Ciências Biológicas, Matemática, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Estrangeira (inglês ou francês ou espanhol), Educação Física, Arte (artes visuais ou dança ou música ou teatro), Pedagogia ou Normal Superior, todas no Colégio de Aplicação João XXIII. Será oferecida uma vaga de Pedagogia ou Normal Superior para Educação infantil e especial/ inclusiva em uma escola municipal conveniada.

A participação no programa terá a duração de 12 meses, compreendendo o período de março de 2020 a março de 2021. As atividades do profissional residente deverão ser cumpridas em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais de atividades presenciais e extraclasse.

A Pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões, destaca que o projeto, nos moldes em que é feito, é exclusivo da UFJF e traz muitos benefícios para o profissional. “A especialização no nível de residência é extremamente importante para o professor, visto que auxilia no conhecimento e nas experiências. Além da oportunidade de obter vivências em várias áreas. A parceria entre o João XXIII e a Universidade fortalece a formação do profissional e contribui para alcançar a excelência.”

Confira o Edital nº 13/2019 na íntegra.

Outras informações: (32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação