Seminário – Educação Superior e Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem

A Pró-reitoria de Graduação, a Pró-reitoria de Pós-Graduação, o Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (Cead/UFJF) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF convidam todos os interessados para participarem do Seminário em Educação Superior e Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem.

O Seminário acontece no Centro de Ciências da UFJF, nos dias 3 e 4 de outubro. São 120 vagas destinadas a professores, tutores, estudantes e interessados em debater sobre as novas metodologias de ensino e aprendizagem, a partir do uso de tecnologias, na Educação Superior. De acordo com a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e coordenadora-geral do Cead/UFJF, Professora Dra. Eliane Medeiros Borges, e também organizadora do Seminário, com o desenvolvimento das tecnologias da Informação e comunicação (TIC), existe hoje uma forte tendência de sua integração aos processos de ensino e aprendizagem, em especial na Educação Superior.

“Este movimento se expressa no crescimento dos cursos a distância de graduação e pós-graduação, bem como na sua utilização nos cursos presenciais regulares. É fundamental, portanto, ao trazer as TIC à educação, promover a reflexão sobre suas implicações, limites e potencialidades, em contextos de ensino e aprendizagem. Além disso, o debate a partir do que já temos como experiências e reflexões  teóricas sobre o tema deve ser um momento propício para novos direcionamentos e elaborações nos modos de trabalhar os processos pedagógicos em nível de Educação Superior em geral, e na nossa universidade, em particular”, comenta.

O Pró-reitor Adjunto de Graduação da UFJF, Professor Dr. Cassiano Amorin, e também, organizador do Seminário comenta a importância da evento. “A realização de encontros como este tem importância no sentido em que há uma necessidade de interconectar práticas de professores, técnicos em educação e estudantes, para que alguns tenham o primeiro contato com na discussão desses temas e outros possam aprofundar o debate destas esferas do conhecimento e incorporar aquilo que tem sido feito nestas áreas em suas praticas cotidianas”, afirma.

O evento contará com a presença da Professora Doutora Glória Bastos, pró-reitora de Inovação Pedagógica e e-learning, da Universidade Aberta de Portugal e, também, com a presença do Coordenador-Geral da UAB na UnB, Professor Doutor Marcello Ferreira. Na ocasião, os participantes poderão conferir palestras, mesa redonda e oficinas.

Os interessados em participar devem se inscrever aqui e as vagas são limitadas. Serão fornecidos certificados para quem participar de pelo menos 6h do evento. A emissão dos certificados aos participantes do Seminário será feita a partir do dia 10 de outubro. Eles serão enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição para participação no evento.

Saiba mais sobre o Seminário em Educação Superior e Novas Tecnologias de Ensino e Aprendizagem

Outras informações: (32) 2102-3487 (Cead-UFJF)

Cead-UFJF no Facebook

Twitter @Cead_UFJF