Fechar menu lateral

Balanço das viagens do 1º semestre do Programa Territórios Educativos

 

Mais uma etapa do Programa Territórios Educativos da Graduação encerrada. Neste primeiro semestre de 2019, foram realizadas 22 viagens para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes e Design, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Licenciatura em Artes Visuais, Medicina Veterinária, Pedagogia, Turismo. Os destinos foram bastante variados, tais como: Barbacena (Museu da Loucura), Brumadinho (Instituto Inhotim), Cordisburgo (Centro de Atendimento ao Turista), Ilha Grande e Mangaratiba ( Parque Estadual ), Itamonte, Poços de Caldas e São João da Boa Vista (para trabalho de campo na área de geociências), Lima Duarte (Vila de São José dos Lopes), Maripá de Minas (Oxetil FGF), Ribeirão Preto (Região Metropolitana de Ribeirão Preto), Rio de Janeiro (Sítio Burle Marx / IPHAN, Instituto Benjamin Constant, 3º Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros Militar, Embrapa Solos, Museu de Arte do Rio de Janeiro e Centro Histórico, Arquivo Asilo de Meninos Desvalidos, Museu de Arte do Rio e Instituo dos Prestos Novos, Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio), Silvianópolis (Agropecuária Santa Bárbara Ltda) Pouso Alegre e Pouso Alto (Casa Branca Agropastoril e Fazenda Bom Retiro), Stª Rita de Jacutinga (Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade), Tiradentes (Centro Histórico da cidade).

O Programa Territórios Educativos visa incentivar a formação de estudantes de graduação por meio de visitas técnicas, trabalhos de campos e outras experiências em diferentes territórios educativos; e possibilitar a articulação de diferentes conhecimentos em espaços formativos diversos. Sua idealização tomou como parâmetro a necessidade de fomentar atividades em diferentes espaços formativos como importante mecanismo para o desenvolvimento profissional de estudantes em diferentes formações da Graduação e estratégia de formação teórica, prática e cidadã.

 

Gráfico das viagens 2019/1

 

 

Os professores postaram em suas redes sociais fotos e depoimentos sobre o Programa Territórios Educativos: 

Brumadinho: Inhotim

“Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Juiz de Fora em INHOTIM pelo Edital Territórios Educativos, projeto sensacional da PROGRAD/UFJF. Agradecemos a acolhida de Júlia De Oliveira Torres, do Educativo da instituição e a ponte construída por Mirian Celeste Martins.”

(Francione Oliveira Carvalho)

 

Angra dos Reis/Ilha Grande

” E chegamos ao fim dessa BELA visita técnica pelo projeto TERRITÓRIOS EDUCATIVOS da @ufjf . Teve sol, coleta de lixo na praia de #lopesmendes , palestra c o Eduardo do @inea.rj.gov.br , aplicação de pesquisa c moradores e turistas, passeio de barco, caminhada ecológica, música, ecologia e muita, mas muita diversão sadia. Agradecemos à @ufjf , @coordenacaoturufjf , #progradufjf , prof. @arcuri.alice , bolsista @jackbattistini e a todas/os q participaram. Um agradecimento especial ao @bluelagoon_ilhagranderjq nos acolheu tão bem! A universidade pública, gratuita, democrática e de qualidade vai muito além da sala de aula… ela nos permite conhecer outros “destinos”, nos transformando a cada viagem.”

(Marcelo do Carmo)

 

Rio de Janeiro: Museu do Amanhã/Museu de Arte do Rio

“Trabalho de campo com alunos e alunas da UFJF. O Rio continua lindo.”

(Anderson Ferrari)

Rio de Janeiro: Arquivo Asilo de Meninos Desvalidos (Proedes/UFRJ)

 

Maripá de Minas: Central de Material Esterilizado (Oxetil)

 

Barbacena: Museu da Loucura