Lançados editais para submissão de programas de TP Acadêmico e de Gestão

A Coordenação dos Programas de Graduação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta sexta-feira, 31, os editais 01/2019 e 02/2019  para submissão de projetos de Treinamento Profissional Acadêmico e Treinamento Profissional de Gestão, respectivamente.

Os editais obedecem às normativas da Resolução nº 28/2019, do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), que alterou o Programa de Treinamento Profissional. Para todos os casos, os projetos aprovados deverão abrir novo processo seletivo para esse período e não haverá recondução dos bolsistas e voluntários dos projetos que serão encerrados em 31 de julho de 2019. Os trabalhos aprovados terão vigência de agosto de 2019 a julho de 2020.

TP Acadêmico
Cada proponente, independente da condição de orientador ou coorientador, poderá submeter até três projetos de Treinamento Profissional Acadêmico, com o máximo de duas bolsas para cada projeto, condicionado à disponibilidade orçamentária.

A participação de bolsistas e voluntários no Programa de Treinamento Profissional Acadêmico terá a duração máxima de dois semestres letivos, sendo permitida a recondução uma única vez, por igual período. O regime de participação de bolsistas e voluntários é de 12 horas semanais de atividades.

Os projetos deverão ser submetidos por meio do formulário eletrônico, até às 23h59 do dia 10 de junho. Caso o orientador submeta mais do que três propostas, serão consideradas somente as três últimas enviadas. Recomenda-se que as submissões sejam encaminhadas com antecedência, tendo em vista eventuais falhas técnicas do sistema.

Os critérios de avaliação podem ser conferidos no item 3 do Edital. Após a divulgação do resultado final, prevista para o dia 12 de julho, na página da Prograd, os orientadores dos projetos aprovados poderão lançar edital de seleção para os bolsistas e/ou voluntários concedidos. Os formulários para abertura de processo seletivo de bolsistas e voluntários estão disponíveis na página da Pró-reitoria.

Terminado o processo seletivo, os orientadores deverão abrir processos em suas unidades acadêmicas e encaminhá-los à Coordenação dos Programas de Graduação para que os referidos projetos possam ser incluídos no Siga.

Confira a íntegra do Edital nº 01/2019, para Treinamento Profissional Acadêmico.

TP de Gestão
Os projetos submetidos à modalidade de Treinamento Profissional em Gestão deverão assegurar o aperfeiçoamento profissional em atividades formativas que envolvam processos e dinâmicas da gestão universitária, devendo os proponentes destacar a relevância das atividades propostas para a formação dos estudantes.

O Treinamento Profissional em Gestão será apresentado pelas unidades administrativas da UFJF dos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares, além de coordenações de cursos de Graduação e coordenações de Ensino do Colégio de Aplicação João XXIII.

A participação de bolsistas e voluntários no Programa de Treinamento Profissional em Gestão terá a duração máxima de dois semestres letivos, sendo permitida a recondução uma única vez, por igual período. O regime de participação é de 12 horas semanais de atividades.

Os projetos deverão ser submetidos por meio do formulário eletrônico, até às 23h59 do dia 10 de junho. Recomenda-se que as submissões sejam encaminhadas com antecedência, tendo em vista eventuais falhas técnicas do sistema.

Confira a íntegra do Edital nº 02/2019, para Treinamento Profissional de Gestão.

Interlocução
“Com esta nova Resolução, discutida e aprovada por meio de uma comissão, o atual programa possui uma forte interlocução com aquilo que o estudante passa na sua graduação. Então os docentes e TAEs que se inscreverem devem cumprir com elementos – técnicos ou de formação cidadã – ligados à contribuição acadêmica daqueles que vão participar dos projetos”, afirma a pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen de Melo.

Caso o orientador encontre problema nos links para submissão dos projetos, poderá entrar em contato com a Coordenação dos Programas de Graduação pelos telefones (32) 2102-3787 / 2102- 3976, ou através do e-mail coord.prograd@ufjf.edu.br.

Outras informações:
(32) 2102-3975 – Pró-reitoria de Graduação