UFJF oferece 1.331 vagas pelo Sisu 2019

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai oferecer 1.331 vagas em 57 opções de cursos nos dois campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. Também está publicado a íntegra do Termo de Adesão, documento oficial que detalha quantitativo de vagas; divisão; pesos para as áreas de conhecimento; e cursos que serão ofertados pela instituição.

Os estudantes precisam fazer a inscrição no Sisu entre os dias 22 e 25 de janeiro. Já o resultado da chamada regular vai estar disponível no dia 28 do mesmo mês e o período para participar da lista de espera começa no mesmo dia e vai até o dia 4 de fevereiro.  Nesta edição do processo, são 1.111 oportunidades para o campus de Juiz de Fora e 220 para Governador Valadares. As vagas são distribuídas em nove grupos de acesso diferentes. Metade delas é destinada à ampla concorrência e outra metade aos demais oito grupos, de acordo com o perfil de cada estudante.

Os interessados em concorrer a uma das vagas no primeiro semestre de 2019 devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e não podem ter zerado a prova de redação. O Sisu vai receber inscrições, exclusivamente pelo site do sistema, dentro do prazo estabelecido. É preciso informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no sistema. Cada candidato vai poder se inscrever em até duas opções de curso. O procedimento é gratuito.

Participantes na situação de treineiros não podem usar o Enem como instrumento único ou complementar para o acesso ao ensino superior ou para programas governamentais de financiamento ao estudante de educação superior. Os treineiros são aqueles que tenham menos de 18 anos no primeiro dia de aplicação do Enem e que irão concluir o ensino médio letivo após o ano de 2018.

O Ministério da Educação (MEC) ressalta que é importante que os candidatos estejam atentos, porque algumas instituições adotam notas mínimas ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Sendo assim, se, na hora da inscrição, a nota do candidato não for suficiente para concorrer ao curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

O candidato deve ficar atento também aos prazos e regras definidos pelo Ministério da Educação (MEC), responsável pelo gerenciamento do sistema, e demais informações disponíveis do grupo escolhido. A matrícula da chamada regular será feita entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Caso aprovado, o estudante deverá apresentar a documentação correspondente. Na falta dela, poderá perder a vaga. A partir do dia 7 de fevereiro ocorre a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições.

Quadros de vagas campus Juiz de Fora

Outras informações: Sisu