Fechar menu lateral

UFJF lança edital de seleção para residência docente

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta sexta-feira, 21, o Edital nº 11/2018, destinado ao Processo Seletivo do Programa de Residência Docente. O documento prevê a seleção de dez professores recém-graduados em qualquer instituição, pública ou privada, que serão beneficiados com bolsa de R$ 3.330,43, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação. O período de inscrição ocorre entre os dias 07 e 18 de janeiro.

A participação no Programa terá a duração de 12 meses, compreendendo o período de abril de 2019 a março de 2020. Nove professores irão desenvolver atividades no Colégio de Aplicação João XXIII e uma bolsa será desenvolvida em uma escola municipal conveniada. As atividades do profissional residente deverão ser cumpridas em regime de dedicação exclusiva, com carga horária de 60 horas semanais de atividades presenciais e extraclasse.

As vagas são destinadas a licenciados, formados em até três anos da data de matrícula no programa, com diploma (ou certificado de conclusão da licenciatura com histórico escolar assinado pela instituição) expedido a partir de 31 de março de 2016. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: duas para Filosofia, Geografia, História ou Sociologia; duas para Ciências Biológicas, Física ou Química; uma para Matemática; uma para Letras – Língua Portuguesa; uma para Letras – Língua estrangeira (Inglês ou Francês ou Espanhol); uma vaga Artes ou Música; e duas para Pedagogia ou Normal Superior ou Educação Infantil.

O processo seletivo será realizado em três fases e contará com uma prova objetiva, uma prova de redação, entrevista e análise de currículo. A seleção será feita por bancas compostas por professores do Colégio de Aplicação João XXIII, da Faculdade de Educação da UFJF e/ou de institutos e faculdades formadores de professores da Universidade.

Iniciativa inédita

É a primeira vez que o programa de Residência em Docência acontece na história da UFJF. A universidade é uma das poucas instituições no Brasil a oferecê-lo. Para a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, o lançamento do primeiro edital é motivo de muita alegria. “É uma oportunidade de qualificar ainda mais nossos docentes. Acreditamos que será um programa com muito êxito e estaremos trabalhando para que ele se torne cada vez mais bem construído e consolidado.”

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o programa parte do reconhecimento do papel da universidade no cenário nacional de formação de professores. “Este edital é importante na medida que oferece a oportunidade de jovens professores se qualificarem para a entrada no mercado de trabalho. Mas além de fornecer formação continuada, nosso objetivo é incentivar e valorizar a carreira docente.”

Amorim destaca a particularidade da UFJF ter o Colégio de Aplicação, onde as práticas pedagógicas da residência serão desenvolvidas. Para ele, é um reconhecimento do trabalho que é feito no colégio e uma possibilidade continuar formando professores de qualidade. “Uma vez que nós temos um colégio de aplicação com 53 anos história, é importante destacar o papel deste espaço de formação.”

A Diretora de Ensino do João XXIII, Margareth Conceição Pereira, afirma que a residência representa um pioneirismo na área da educação. “A proposta aproxima-se de outras residências já existentes na área de saúde e vai oportunizar ao residente uma imersão na prática, vivenciando os diferentes contextos do trabalho desenvolvido no colégio de aplicação.” Segundo Margareth, a iniciativa significa o reconhecimento do papel do colégio enquanto instituição que trabalha em prol da formação docente, seja ela inicial ou continuada. “Além disso, o programa vai propiciar um aprendizado também para nós, professores e escolas beneficiadas.”