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Territórios Educativos da Graduação – relatório

O Projeto Territórios Educativos da Graduação, desenvolvido pela PROGRAD, visa incentivar a formação de estudantes de graduação por meio de visitas técnicas, trabalhos de campos e outras experiências em diferentes territórios educativos; e possibilitar a articulação de diferentes conhecimentos em espaços formativos diversos. Sua idealização tomou como parâmetro a necessidade de fomentar atividades em diferentes espaços formativos como importante mecanismo para o desenvolvimento profissional de estudantes em diferentes formações da Graduação e estratégia de formação teórica, prática e cidadã.

No edital lançado em julho de 2018 foram aprovadas 26 viagens para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes e Design, Licenciatura em Artes Visuais, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Farmácia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Música, Pedagogia, Rádio, TV e Internet, Serviço Social. Os destinos foram bastante variados, tais como: Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Congonhas, Ervália, Lagoa Santa, Mariana, Petrópolis, Ponte Nova, Rio de Janeiro, Santana do Riacho, Santos, São João Del Rey, São José dos Campos, São Paulo, Teresópolis, Tiradentes, Outro Preto.

Como exemplo das viagens realizadas, apresentamos algumas fotos da visita à Escola Estadual Francisco das Chagas, no povoado de Careço, município de Ervália. O projeto do professor Fernando Tavares Júnior, na disciplina Instrumentos para licenciatura em Ciências Sociais, objetivou o conhecimento do programa “Do lado de cá da Serra – Saberes e Sabores do Careço e Imediações”.

               

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