Abertura da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade discute o papel social da Universidade

Entender a universidade pública como agente de transformação social a partir da ciência e da tecnologia foi o foco central da palestra “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Perspectivas Para a Universidade Brasileira”, ministrada pela professora Laura Tavares Soares. O evento aconteceu no Anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na noite da última segunda-feira, dia 12, durante a abertura da III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Na ocasião o reitor Marcus Vinicius David parabenizou a organização do evento e ressaltou a alegria e a satisfação em presenciar a terceira semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. Para David, abrir para a comunidade interna e externa o que tem sido desenvolvido pelos docentes e estudantes é uma oportunidade de reforçar a relevância da UFJF enquanto espaço de produção de conhecimentos. “Esse esforço de unir todas as frentes (ensino, pesquisa e extensão) é importante para resgatar todas as ações da Universidade. Fazer uma semana como essa é uma forma de valorizar e mostrar tudo o que realizamos em termos acadêmicos e de intervenção social e econômica. É o momento da UFJF mostrar para a sociedade todo o seu potencial e capacidade de transformação”.

Laura Tavares Soares, que é professora visitante do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFJF,  refletiu acerca do papel das universidades no desenvolvimento de uma sociedade e fez um histórico do cenário do ensino superior no Brasil. De acordo com Laura, as universidades não só geram desenvolvimento e criam novas tecnologias, mas também impactam e transformam a vida das pessoas. Segundo a docente, é preciso saltar os muros acadêmicos e construir pontes com a comunidade, em busca de uma universalização do acesso ao conhecimento. “Temos que pensar na ciência e na tecnologia que desenvolvemos também como instrumento para melhorar a qualidade de vida. Nossas pesquisas devem contribuir para a cidadania, afinal, a universidade não é apenas um somatório de cursos, ela deve integrar a sociedade”.

Para a professora, uma visão mais ampla e humanista das práticas e pesquisas acadêmicas é essencial para a formação não apenas de bons profissionais, mas de agentes da mudança. Segundo Laura, a pesquisa, o ensino e a inovação aliados a projetos de extensão é o caminho para uma construção coletiva de conhecimentos que impactam positivamente as comunidades do entorno da universidade. “A extensão é um instrumento muito importante que, junto com a pesquisa, trabalha em prol da transformação. Para os jovens que residem nas comunidades, é a possibilidade de refletir sobre sua própria realidade. Para os que vêm de fora, a possibilidade de entrar em contato com outras realidades, contribuindo para diminuir as desigualdades sociais e regionais do nosso país”.

A professora ressalta ainda os benefícios de projetos de pesquisa e extensão para a formação dos estudantes. “Experiência é super importante, os alunos precisam disso ao longo do curso. E a melhor forma de exercitar os conhecimentos é indo além da universidade. Os maiores beneficiados com projetos de extensão não são as comunidades, somos nós. Aprendemos muito com a oportunidade de trocas”.

III Semana de Ciências – Reitor Marcus David: para visualizar clique aqui.

A palestra integrou a programação da III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF. A mesa de abertura contou ainda com a presença do reitor da UFJF, Marcus Vinicius David; da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Mônica Ribeiro de Oliveira; da pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra; do pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorin; e do diretor de inovação e do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), Ignacio Godinho Delgado.

A III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade conta com diversas atividades até a próxima quarta-feira, dia 14. Como parte da programação, serão realizadas a II Mostra da Graduação, voltada para o público interno e à comunidade externa, e a III Mostra de Extensão, cujo objetivo é englobar no mesmo espaço os extensionistas, docentes e estudantes que realizam atividades com a comunidade externa. Além disso, os bolsistas de Treinamento Profissional farão apresentações orais de seus trabalhos e o encontro “Diálogos sobre a monitoria: vivências e desafios” irá promover uma troca de experiências entre orientadores e discentes (bolsistas e voluntários) de diversos projetos.

Programação completa.