III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade abre inscrições

A III Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF está com as inscrições abertas para o evento que acontece entre os dias 12 e 14 de novembro. Como parte da programação, a II Mostra da Graduação vai apresentar ao público interno e à comunidade externa as ações que têm sido fomentadas no âmbito dos Programas de Monitoria, Treinamento Profissional, Educação Tutorial – PET e GET e Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras (PU). Além de dar visibilidade ao que tem sido realizado, a Mostra permitirá a discussão e acompanhamento dos vários programas, evidenciando os principais resultados e enfrentamentos.

Como iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, evento contará com uma palestra sobre a curricularização da extensão, para discutir as grandes questões que envolvem a Universidade e o contexto social. O objetivo é englobar no mesmo espaço os extensionistas, docentes e estudantes que realizam atividades com a comunidade externa. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Projeto Garra, que participarão do evento como convidados, poderão conhecer as possibilidades de intervenção social que a UFJF pode fazer no seu entorno e na cidade, levando-os a conhecer as potencialidades da graduação e o que a universidade faz e reserva para o futuro dos alunos.

Os bolsistas de Treinamento Profissional farão apresentações orais de seus trabalhos. Cada projeto terá 10 minutos para demonstração divididos por Grupos de Trabalho, da seguinte forma: Ciências da Vida, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, TP-Administrativo ou TP-Coordenação de Graduação. Na comunicação, será importante ressaltar a contribuição do projeto para a formação profissional dos(as) discentes. O número de inscrições será limitado em 96 para TP e 90 para Monitoria, tendo como critério de seleção a ordem de inscrição.

O encontro “Diálogos sobre a monitoria: vivências e desafios” irá promover uma troca de experiências entre orientadores e discentes (bolsistas e voluntários) dos diversos projetos, como uma forma de acompanhamento do que tem sido desenvolvido no Programa de Monitoria da UFJF. Poderão ser apresentados exemplos de práticas e vivências, bem como sugestões para o aprimoramento do Programa. As apresentações da Educação Tutorial (seis grupos PET e oito grupos GET) e do Projeto de Universalização de Línguas Estrangeiras (PU) irão marcar o encerramento do evento, que assim como na edição anterior, terá um stand para cada grupo na tenda montada na Praça Cívica.

O evento também contará com a participação do Critt e da Diretoria de Inovação na Semana, fundamental no esforço que a UFJF tem empreendido para converter a instituição em um ambiente aberto à inovação, segundo o Diretor de Inovação e do Critt, Ignacio José Godinho Delgado.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade também acontecerá no Campus de Governador Valadares entre os dias 7 e 9 de novembro. Serão conferidos certificados para todos os participantes da Mostra de Graduação.

Inscrições:

Para apresentações orais de TP: http://bit.ly/2ENGJzD

Para a troca de experiências em Monitoria: http://bit.ly/2D3Yglv

Semic: prazo de envio de vídeos encerrado.

Palestras que ocorrerão ao longo da semana: inscrições apenas no dia do evento.

Proex: https://sites.google.com/site/inscricaoproexufjf/

Critt: as equipes de competição serão abertas portanto não terão inscrição.