Fechar menu lateral

Conselho de Graduação aprova Plano Pedagógico para Licenciaturas

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 17, o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) aprovou o Plano Pedagógico Institucional das Licenciaturas (PPI). O plano será base para a formação acadêmica profissional de professores e demais profissionais da educação básica e estabelecerá condições institucionais para a construção da identidade e a valorização dos cursos de licenciatura. Avanços para superar o formato tradicional da distribuição de disciplinas específicas e pedagógicas também estão inclusos.

O projeto foi desenvolvido pelo Fórum de Licenciaturas da UFJF sob encomenda do Congrad para se adequar a resolução nº 2, de 1 de julho de 2015, do Conselho Nacional de Educação. Algumas das determinações incluem uma sólida formação teórica e pedagógica, uma unidade entre teoria e prática e a centralidade da profissionalização docente. A comissão responsável por analisar o PPI durante todo o processo foi formada por representantes de diferentes áreas, como Ciências Humanas, Biológicas, Exatas, Linguagem e por integrantes da Faculdade de Educação da UFJF.

De acordo com a coordenadora do Fórum das Licenciaturas, Angélica Cosenza, o plano representa “o fortalecimento da autonomia universitária, considerando que, cada vez mais, é preciso pensar e escolher, enquanto instituição, o tipo de formação desejada para os professores”. Ela ressalta ainda que “o PPI fortalece uma educação democrática, inclusiva e politicamente fortalecida. Além disso, propõe centralidade em direitos humanos, diversidade e inclusão, o que é fundamental em tempos em que a docência é descaracterizada na sociedade”.

Para consulta ao Plano Pedagógico Institucional das Licenciaturas (PPI), clique aqui.

Outras informações: (32) 2102-3975 – Conselho Setorial de Graduação UFJF