Núcleo de Inclusão avalia avanços promovidos por seminário

“O 1° Seminário de Inclusão Educacional foi um marco no que podemos elencar como um dos pilares da inclusão que é a intersetorialiade. Conseguimos, pela primeira vez, reunir instituições públicas de ensino de Juiz de Fora para debater uma temática de grande relevância no contexto atual.” A avaliação é da coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Katiúscia Cristina Vargas Antunes.

O evento – organizado pela UFJF em parceria com o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Superintendência Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais – foi uma atividade formativa para cerca de 200 profissionais dos diversos níveis de ensino e estudantes envolvidos na inclusão.

“Tenho a expectativa de que o que começamos neste evento, realizado entre os dias 25 e 27 de setembro,  possa se desdobrar em parcerias futuras para o desenvolvimento de práticas educacionais mais inclusivas na educação básica e no ensino superior. Tivemos a oportunidade de ouvir educadores, pesquisadores e gestores com grande experiência no campo da educação e, em particular, da educação inclusiva. Contamos com a participação de professores que atuam diretamente com alunos com deficiências e outras necessidades especiais, o que ajudou muito na compreensão de como podemos construir e desenvolver práticas inclusivas na sala de aula.”

Segundo a coordenadora do NAI, a maioria dos participantes ainda foi de profissionais que atuam na educação básica. “Infelizmente, tivemos uma baixa participação de servidores da UFJF e de profissionais do ensino superior em geral. Esse ainda é um dos grandes desafios: fazer com que os profissionais do ensino superior se aproximem das discussões sobre a inclusão de pessoas com deficiência nesse segmento de ensino. Temos muito que caminhar.”

Sobre as próximas atividades do NAI, Katiúscia esclarece que a equipe tem trabalho com uma agenda interna, visando a estruturação do setor.  A coordenadora acrescenta que o núcleo está à disposição de professores, técnico-administrativos em educação e estudantes para esclarecimentos sobre os processos de inclusão. O agendamento de reuniões devem ser feito pelo e-mail: núcleo.nai@ufjf.edu.br

Confira o vídeo neste link.

Outras informações: (32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas-UFJF