Fechar menu lateral

Formandos já podem se cadastrar para o Enade 2018

Os graduandos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que farão a edição 2018 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devem ficar atentos. Começou, na última segunda-feira, 14, o cadastro dos alunos concluintes habilitados para fazerem o Enade. Também foi aberto o período para solicitação de atendimento específico e especializado.

As duas etapas são de responsabilidade do estudante e foram introduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na edição passada do Exame. Este ano, serão avaliados alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel em 14 áreas, além de 13 áreas de tecnólogo.

O cadastro deve ser realizado até as 23h59 do dia 21 de novembro (quarta), pelo Sistema Enade, ou pelo Aplicativo do Exame, já disponível na Google Play e na Apple Store. Podem se cadastrar apenas os estudantes que foram previamente inscritos pelos coordenadores de curso.

O aluno habilitado que não identificar sua inscrição no Sistema Enade deverá solicitar esclarecimentos e providências diretamente ao coordenador de curso, que terá até o dia 31 de agosto para retificar as inscrições. O estudante ainda deve verificar se o cadastro foi concluído com sucesso para garantir que possa responder ao Questionário do Estudante e participar da prova, que será aplicada no dia 25 de novembro (domingo).

Atendimentos

A política de acessibilidade do Inep garante atendimento especializado, específico e por nome social aos estudantes que requererem e comprovarem suas necessidades. O prazo para solicitar atendimento específico e especializado vai até o dia 3 de setembro (segunda) e o pedido também deve ser feito por meio do Sistema Enade; já o atendimento por nome social será realizado entre os dias 4 e 10 de setembro.

Cursos avaliados

Em 2018, o Enade vai avaliar os estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel nas áreas de Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social – Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; e Turismo.

Também serão avaliados os cursos que conferem diploma de tecnólogo nas áreas de Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing; e Processos Gerenciais.

Obrigatoriedade do Exame para a Colação de Grau

Os alunos dos cursos que fazem parte do ciclo de 2018 do Enade que, por algum motivo, não realizarem a prova em novembro não poderão colar grau no final do ano, nem no final do primeiro semestre de 2019. Essa medida faz parte do novo edital lançado pelo MEC, que alterou a forma da Universidade regularizar a situação do aluno.

Até o ano passado, o formando que estava irregular esperava até o meio do ano seguinte, quando saía o novo edital, para fazer sua inscrição e ficar em dia, automaticamente. Agora, uma das mudanças do edital é que a normativa será lançada em setembro, não mais em junho. O MEC ainda divulgará uma portaria para os alunos que estão irregulares e se formam no próximo semestre.