Fechar menu lateral

Candidatos ao Pism 2019 podem pedir isenção a partir desta segunda

Os estudantes que desejam pedir isenção da taxa de inscrição para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2019 devem solicitá-la durante esta semana, das 15h desta segunda, 6, até às 15h de sexta-feira, 10.

Os pedidos de isenção são feitos on-line, pelo site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), no momento da inscrição. Nesta edição as inscrições serão efetuadas na Área do Candidato, um ambiente virtual no qual é permitido mudar dados como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para fazer a prova, mesmo depois de concluir a inscrição. Para se inscrever é necessário que o candidato já tenha inscrição prévia própria no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), assim como e-mail válido e ativo.

Como solicitar a isenção?

As solicitações serão feitas exclusivamente pela internet, na  Área do Candidato. Podem pedir isenção estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola de rede pública ou na rede privada com bolsa integral, e que tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um e meio salário mínimo per capita. Nesse caso, é preciso apresentar cópia digitalizada e legível da Declaração Escolar das séries do Ensino Médio cursadas e da série na qual está matriculado, com carimbo e assinatura do funcionário da escola; sendo que para os estudantes da rede privada é necessário que a declaração conste que receberam bolsa total.

Além disso, é possível pedir a isenção via CadÚnico, sendo preciso que o candidato indique que pertence a família de baixa renda e informe o seu Número de Identificação Social – NIS (com onze dígitos) ao preencher o cadastramento on-line de inscrição.

O resultado da solicitação de taxas ficará disponível a partir das 15h do dia 20 de agosto, no site da Copese. O candidato que tiver seu pedido negado precisa gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 120 até as 20h do dia 28 de agosto, para que a inscrição no Pism seja deferida. Já os candidatos que conseguirem isenção, precisam apenas verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição.

Outras informações: Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) Edital PISM 2019