UFJF recebe novos alunos com programação especial

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe seus 1.286 novos alunos, ingressantes do segundo semestre letivo do campus Juiz de Fora, em cerimônia na Praça Cívica, nesta terça-feira, 7. O momento será de troca de informações e experiências para que os calouros se sintam acolhidos nesta nova etapa.

O reitor Marcus David fará um discurso de boas-vindas, com uma breve apresentação da Universidade. Veteranos também darão seus recados por meio de um vídeo produzido com dicas para os novatos. E, para embalar as emoções da cerimônia, a instituição convidou a cantora Sandra Portella. Natural de Juiz de Fora, ela foi indicada este ano ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria melhor cantora de samba.

O evento acontece das 17h às 19h e, na ocasião, serão distribuídas aos calouros canecas para utilização pessoal na Universidade e no Restaurante Universitário. A ação é uma iniciativa da Coordenação de Sustentabilidade e busca incentivar o uso consciente dos recursos dentro do campus.

Muito além da sala de aula

Mais que dar boas-vindas, a recepção busca passar informações a respeito das oportunidades na UFJF. Segundo a coordenadora de Eventos e Cerimonial Ana Paula Dutra, “uma das grandes preocupações dos alunos é sua manutenção na Universidade.” Por isso, serão discutidos temas como apoio, moradia estudantil e bolsas. “Apesar dos cortes no financiamento para educação superior, a Universidade tem conseguido manter a quantidade de auxílios para os alunos”. Dentre eles, os tickets do Restaurante Universitário, que continuam com o mesmo valor, e o transporte gratuito dentro do campus. “Isso dá segurança ao estudante para aproveitar sua experiência da melhor forma possível”, resume.

O diretor de Imagem Institucional Márcio Guerra acrescenta que a recepção “é uma demonstração clara de que a Universidade é um espaço para aprendizado além da sala de aula.” A pesquisa, a extensão, a diversidade, a não tolerância com qualquer discriminação, a convivência, o respeito e a alegria são pilares para a “formação de cidadãos mais completos para o mundo. Esse é o diferencial de uma Universidade pública, formar pessoas de uma forma ampla e que extrapole aquele conhecimento puramente acadêmico”.

Neste contexto, a cerimônia conta ainda com um convite para a II Semana Rainbow, projeto de extensão da UFJF que oferecerá, entre os dias 9 e 19 de agosto, uma extensa programação de shows, exposições, teatro, exibição de filmes, mesas-redondas, palestras, dentre outras ações cujos temas relacionam-se à população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e intersexo (LGBTTI). Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

Mais informações: (32) 2102-3911 (Cerimonial e Eventos)