Primeiro dia de colação de grau lança 600 novos profissionais ao mercado

Sob olhares emocionados de amigos e familiares, foi dado início às cerimônias de Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta segunda-feira, 30, no Cine Theatro Central. Neste primeiro dia, em torno de 600 formandos de 20 cursos participaram do evento. A solenidade continua nesta terça-feira, 31, a partir das 17h.

Em seu discurso, o Pró-reitor de de Planejamento, Orçamento e Finanças, Eduardo Antônio Salomão Condé, que na solenidade representou o reitor da UFJF, Marcus David, enfatizou a importância da Universidade como espaço de produção de ciência e de garantia de direitos individuais, respeito à diversidade e de direitos democráticos. Condé ainda apontou a educação como saída para uma transformação na sociedade brasileira. “As universidades federais são um dos maiores equipamentos pertencentes ao povo brasileiro, porque têm um papel fundamental na sociedade, sendo a garantia de soberania, independência, ciência, liberdade e democracia. Esse momento não é só de muita alegria e esperança, mas também de renovar nosso compromisso com educação pública”.

O reitor em exercício defendeu o investimento em educação. “Cada centavo de dinheiro público gasto devolve à sociedade profissionais da mais alta competência e, ao mesmo tempo, permite que todos nós conheçamos a qualidade  dos professores, técnicos e pesquisadores e, principalmente, dos estudantes”.

A Universidade é uma das poucas instituições públicas de ensino superior que entrega o diploma no dia da colação de grau. A Pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, destacou a realização da instituição. “Essa entrega é fruto do trabalho de toda a Universidade, dos docentes e técnico-administrativos”, destacou.

Os formandos

Jailson Mendes Pires, 32 anos, formando em Ciências Econômicas, exibia com orgulho a bandeira de  Cabo Verde, seu país de origem. Ele veio para o Brasil por meio de um programa de convênio. “Eu escolhi a UFJF por causa do meu primo, que também estudava aqui no Brasil e ele me aconselhou a escolher a Universidade por causa da qualidade do ensino. Eu comecei a me adaptar, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais e tudo começou a fluir”.

Já a formada em Educação Física, Patrícia Germano, 30, veio de Cataguases para estudar em Juiz de Fora. No início começou o curso em uma faculdade privada, mas não desistiu do sonho de entrar em uma universidade pública. “Eu sempre tive o sonho de estudar em uma universidade federal e escolhi a UFJF pelo fato de estar entre as melhores do país”, destaca Patrícia, que aproveitou para dar dicas para quem está começando a graduação. “É preciso ter força de vontade, garra e não desistir jamais, porque é muito difícil, mas não é impossível”.

A  formanda em enfermagem, Fernanda Matoso Siqueira, 21, não escondia a felicidade pelo momento vivido. “Dá um frio na barriga, mas eu espero alcançar os meus objetivos profissionais. Temos que agarrar as oportunidades com toda determinação e persistência, porque a caminhada não é fácil, mas é muito recompensador receber um diploma e poder exercer a profissão que sempre quis na vida”, comemora.

Confira os horários das próximas solenidades:

31 de julho, terça-feira, 17h – Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design; Cinema e Audiovisual; Design; Licenciatura em Artes Visuais; Moda; Música (incluindo Canto, Piano e Violão); Arquitetura e Urbanismo; Comunicação Social e Jornalismo; Letras; Pedagogia e Serviço Social.

31 de julho, terça-feira, 19h – Direito; Ciências Exatas; Ciência da Computação; Estatística; Física; Computação; Matemática; Química e Sistemas de Informação.

31 de julho, terça-feira, 21h – Todas os cursos e habilitações da Engenharia.

Veja fotos do primeiro dia da solenidade.

Outras informações: (32) 2102-3966 – Diretoria de Imagem Institucional