A Universidade é uma das poucas instituições públicas de ensino superior que entrega o diploma no dia da colação de grau. A Pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, destacou a realização da instituição. “Essa entrega é fruto do trabalho de toda a Universidade, dos docentes e técnico-administrativos”, destacou.
Os formandos
Jailson Mendes Pires, 32 anos, formando em Ciências Econômicas, exibia com orgulho a bandeira de Cabo Verde, seu país de origem. Ele veio para o Brasil por meio de um programa de convênio. “Eu escolhi a UFJF por causa do meu primo, que também estudava aqui no Brasil e ele me aconselhou a escolher a Universidade por causa da qualidade do ensino. Eu comecei a me adaptar, com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais e tudo começou a fluir”.
Já a formada em Educação Física, Patrícia Germano, 30, veio de Cataguases para estudar em Juiz de Fora. No início começou o curso em uma faculdade privada, mas não desistiu do sonho de entrar em uma universidade pública. “Eu sempre tive o sonho de estudar em uma universidade federal e escolhi a UFJF pelo fato de estar entre as melhores do país”, destaca Patrícia, que aproveitou para dar dicas para quem está começando a graduação. “É preciso ter força de vontade, garra e não desistir jamais, porque é muito difícil, mas não é impossível”.
A formanda em enfermagem, Fernanda Matoso Siqueira, 21, não escondia a felicidade pelo momento vivido. “Dá um frio na barriga, mas eu espero alcançar os meus objetivos profissionais. Temos que agarrar as oportunidades com toda determinação e persistência, porque a caminhada não é fácil, mas é muito recompensador receber um diploma e poder exercer a profissão que sempre quis na vida”, comemora.