Foi instituída nesta sexta-feira, 2 de março, a comissão de sindicância destinada a apurar denúncias de irregularidades no ingresso por cotas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) no ano de 2018. A comissão vai avaliar se estudantes matriculados neste ano, denunciados por meio da Ouvidoria Geral ou da Ouvidoria Especializada, cumprem os critérios para o ingresso por meio de reserva de vagas.
A comissão foi instituída pela Portaria 307/2018, assinada pelo reitor Marcus David. O grupo tem prazo de 30 dias para avaliar as denúncias e é formado por cinco membros: três docentes e dois técnicos-administrativos.
Os calouros da UFJF que não cumprirem os critérios para fazer jus à reserva de vagas sofrem sanção conforme o Regulamento de Matrícula que diz o seguinte: “A prestação de informação falsa pelo candidato, apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis, conforme disposto no Artigo 9º da Portaria Normativa nº18, de 11 de outubro de 2012.”
Veteranos irregulares quanto aos mesmos critérios estão sujeitos a sofrer sanção conforme o Artigo 70 do Regimento Geral da UFJF, que diz o seguinte: “Os alunos regulares da Universidade estão sujeitos às seguintes sanções disciplinares: a) advertência escrita, em particular, registrada em livro próprio, não aplicável em caso de reincidência; b) repreensão, por escrito e anotada na pasta do discente; c) suspensão, implicando o afastamento do aluno de todas as atividades universitárias por um período não inferior a três, nem superior a noventa dias; d) desligamento, precedido de processo disciplinar, conduzido por comissão composta por dois docentes e um discente, designados pelo Diretor, por indicação do Conselho da Unidade.”