Fechar menu lateral

Entenda as principais mudanças para o Pism 2018

Mudança na quantidade de vagas

Uma novidade desta edição é que o Módulo III do Pism reserva, para os ingressantes no primeiro e no segundo semestre de 2018, 50% do total de vagas na UFJF e as demais 50% são destinadas para ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Até então, a relação era 30% de vagas para o Pism e 70% para o Sisu.

A alteração desse percentual foi necessário para uma melhor aplicação das resoluções do Decreto nº 9.034, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais. Segundo essa legislação, essas instituições devem reservar um percentual de vagas para alunos com deficiência.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, a divisão antiga criava um problema com relação aos cursos com menor quantidade de vagas por semestre, fazendo com que alguns grupos de ingressos ficassem sem vagas. Com a nova paridade, todos os grupos possuem, pelo menos, uma vaga reservada para cada semestre.

 

Entenda os grupos de vagas

De acordo com a Lei nº 12.711, do total de vagas disponível em processos de seleção, no mínimo 50% devem ser destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesse caso, não se aplicam as escolas filantrópicas, Telecurso, nem bolsistas de escolas privadas. O restante vai para a ampla concorrência, denominado Grupo C.

O Grupo A é formado por candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O Grupo A1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo A.

O Grupo B é formado por candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, não autodeclarados pela cota racial; enquanto o Grupo B1 é para candidatos com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O Grupo C é dedicado à ampla concorrência: candidatos que se inscrevem independentemente da declaração de renda, escola, cor, origem racial ou deficiência.

O Grupo D é para aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda. O Grupo D1 para candidatos optantes pelas cotas raciais, que têm alguma deficiência, mas que não comprovam renda.

O Grupo E é para candidatos que estudaram em escola pública, mas não autodeclarados pela cota racial; nem comprovam renda. O Grupo E1 é para candidatos com as características do Grupo E, mas que têm alguma deficiência.

Como ação afirmativa própria da UFJF, o Pism 2018 criou o Grupo F, que destina vagas para candidatos surdos exclusivamente para o curso de Letras-Libras.

A pró-reitora alerta os candidatos para que fiquem atentos ao edital e ao ato de inscrição, principalmente no momento de escolha do grupo por qual irá concorrer. “A atenção deve ser redobrada, pois tem acontecido muitos erros por falta de entendimento do que é cada grupo, o que gera a possibilidade de indeferimento no ato da matrícula.”

 

Possibilidade de inscrição com nome social

Para os candidatos travestis ou transexuais que preferem ser chamados cotidianamente pelo nome social, o novo edital do Pism oferece a possibilidade de solicitar a inscrição com essa identificação. A opção respeita o Decreto 8.727/2016 da Presidência da República e a Resolução 04/2017 do Conselho Superior (Consu) da UFJF.

Para usar o nome social, é necessário solicitar o atendimento por meio de formulário próprio disponibilizado no  site da Copese das 15h de 4 de setembro às 15h de 29 de setembro.

 

Como se inscrever?

Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 110. O pagamento deve ser feito até 20h do dia 29 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil.

Caso o candidato deseje solicitar a isenção da taxa, é necessário manifestar o pedido no ato da inscrição on-line, no site da Copese, até as 15h de 11 de setembro. Não serão aceitas solicitações de isenção por quaisquer outros meios. Os pedidos podem ser feitos via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS), ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa total em escola da rede privada.

 

Para mais informações consulte o edital ou os sites:

Edital PISM 2018

UFJF

(32) 2102-3755/ 3738 (Copese)