Fechar menu lateral

Proquali

Mais informações

O Programa de Apoio à Qualificação (PROQUALI) é parte integrante da política institucional de apoio à qualificação.
Tem por objetivo apoiar a formação dos servidores do quadro de pessoal ativo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocupantes de cargos de provimento efetivo, no âmbito das carreiras de Técnico – Administrativo em Educação (TAE) e de Magistério Federal (DOCENTE).

Considera-se Qualificação o processo de aprendizagem baseado em ações de educação formal, por meio do qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, tendo em vista o planejamento institucional e o desenvolvimento do servidor na sua carreira.

A Educação Formal, em nível de educação superior, poderá ser realizada em instituições nacionais regulares de ensino superior, como universidades, centros universitários ou faculdades devidamente credenciadas ou recredenciadas, de acordo com as normas e prazos estabelecidos pela legislação da educação superior, podendo ser públicas ou privadas. Poderá, ainda, ser realizada em instituições estrangeiras regulares de ensino superior, para as quais houver parecer favorável da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF.

 

A qualificação do servidor poderá ser alcançada através da realização dos seguintes cursos:

  • Cursos regulares de graduação: aqueles devidamente autorizados, reconhecidos ou com o reconhecimento renovado, de acordo com as normas e prazos estabelecidos pela legislação do Ministério da Educação, proporcionando a obtenção do grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo e conferindo diploma aos seus concluintes.
  • Cursos regulares de Pós-Graduação lato sensu: compreendem cursos de especialização, com carga horária mínima de 360 h (trezentos e sessenta horas), nos quais se incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration) que conferem certificado aos seus concluintes oferecidos por instituições de ensino superior, devendo atender ao disposto na Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007.
  • Cursos regulares de Pós-Graduação stricto sensu: aqueles devidamente autorizados ou, por terem sido avaliados com nota igual ou superior a 3 (três), forem recomendados pela CAPES ao reconhecimento ou à renovação do reconhecimento de acordo com as normas e prazos estabelecidos pela legislação do Ministério da Educação, proporcionando a obtenção do grau de mestre ou de doutor e conferindo diploma aos seus concluintes.
  • Cursos regulares de Pós-Graduação stricto sensu ministrados por instituições estrangeiras, desde que obtenham parecer favorável emitido pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, o que não caracteriza revalidação do diploma estrangeiro.

 

A execução do Programa é realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEPE/UFJF, por meio do seu Órgão de Operacionalização, que contará com a supervisão da Comissão Gestora. O Órgão de Operacionalização é composto pelos servidores lotados na Gerência de Afastamentos, Qualificação e Capacitação – GAQC, vinculada à Coordenação de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas – CCDP.

A efetivação do programa ocorre com a publicação de edital que define as normas e critérios para seleção de bolsistas e formação de cadastro de reserva, objetivando a concessão de bolsas de estudo, nas respectivas modalidades dos cursos previstos. As bolsas serão concedidas mensalmente, a cada exercício financeiro, observando-se os limites, modalidades, valores e quantitativos estabelecidos em cada edital.

Durante a vigência do edital, a Comissão Gestora poderá tornar públicas Portarias de Chamada para seleção de novos bolsistas, desde que haja disponibilidade de vagas e de orçamento e tenham sido esgotadas as convocações do cadastro de reserva.

 

Para participar do processo de seleção, o servidor deverá aguardar publicação de edital.

Durante o período previsto em edital o servidor deve seguir os seguintes passos para realizar a inscrição:

  • Efetuar sua inscrição no SIGA 3, o que gerará, automaticamente, o formulário de inscrição RH-125;
  • Acessar seu perfil no SEI e abrir processo conforme passo a passo, que será disponibilizado até o dia de início das inscrições clicando aqui!
  • Inserir o formulário de inscrição RH-125 no processo aberto no SEI;
  • Preencher e inserir no SEI todos os documentos relacionados no edital, conforme orientações disponibilizadas no site da PROGEPE, de acordo com a modalidade de seu curso;
  • Após devidamente instruído, o servidor deverá solicitar que a sua chefia imediata e o dirigente de sua Unidade aponham ciência no respectivo processo;
  • Enviar o processo, impreterivelmente, no prazo de inscrição definido no edital, para a Gerência de Afastamentos, Qualificação e Capacitação (GAQC-PROGEPE).

 

Os servidores habilitados, que preencham todas as condições estabelecidas em cada edital e na Resolução nº 51/2016 – CONSU-UFJF, estarão aptos a participar da seleção e poderão integrar o cadastro de reserva do Programa de Apoio à Qualificação – PROQUALI.

 

Legislação: RESOLUÇÃO Nº 51/2016 – CONSELHO SUPERIOR – UFJF

 

Editais

20202019 2018 2017 2016 2015

 

Resoluções e portarias