Projeto de Pesquisa: Percepção do universo microbiológico

A compreensão dos aspectos biológicos dos microrganismos, de sua constante presença em nosso cotidiano, da ubiquidade microbiana no ambiente, incluindo o próprio corpo humano, e de sua associação no processo saúde-doença, pode levar a uma maior conscientização do indivíduo, repercutindo no coletivo, estimulando a compreensão do ambiente que cerca o aluno. Nesse contexto, esse macroprojeto integra projetos que vislumbram explorar aspectos diversos sobre o ensino das inúmeras formas de vida microscópicas, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem que favoreçam a interação entre o conhecimento teórico, ensinado em sala de aula, com situações vivenciadas pelo estudante em seu cotidiano, como uma forma de tornar a aula mais atraente e facilitar o estabelecimento de conexões que promovam a fixação do conhecimento. Os projetos visam a abordar aspectos da micologia, virologia, protozoologia, dentre outros, enfatizando os benefícios e malefícios dos organismos que as integram. Os projetos objetivam divulgar conhecimentos sobre o papel dos microrganismos no cotidiano das pessoas, seja na medicina, na higiene pessoal, na indústria, na manipulação e conservação dos alimentos, no ambiente, na agricultura e na biotecnologia. Igualmente importante é a utilização de metodologias de ensino que coloquem o aluno como um agente, o qual deverá observar as situações expostas, interpretar e formular hipóteses, despertando seu julgamento crítico e seu interesse pelo conhecimento científico. O reconhecimento da importância do universo microscópico, inserido em um contexto vivenciado pelos estudantes, impactará significantemente a sua visão sobre inúmeras atividades e situações antes ignoradas, contribuindo para a conscientização, por exemplo, da ubiquidade microbiana no ambiente e sua importância para a conservação da vida no planeta e para o bem-estar da população humana. O conhecimento adquirido terá reflexos positivos sobre a saúde do educando e, consequentemente, de sua família, uma vez que o ensinamento aprendido em sala de aula poderá ser repassado aos familiares por meio da mudança de hábitos, bem como pelo relato do que foi aprendido em sala de aula.

Orientação:

Prof. Andre Luiz S. Domingues