Projeto de Pesquisa: Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de biologia

O processo ensino-aprendizagem requer sempre como ponto de partida despertar o interesse do aluno, um chamariz. A forma como se consegue este interesse bem como a forma como se processa a aprendizagem é distinta no adulto e nos jovens e crianças e se encontra em constante transformação acompanhando as mudanças na sociedade atual. É necessário o desenvolvimento de novas estratégias e práticas que despertem no estudante o interesse pelo assunto. Assim, os projetos que integram esse macroprojeto pretendem investigar estratégias que estimulem os estudantes no processo de aprendizado. Estão inseridos subprojetos que trazem como tema a aproximação entre a sala de aula virtual e presencial, o uso de jogos educativos e de ilustração científica como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem. O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) vai de encontro ao novo perfil de aluno, conectado com os recursos de acesso à informação, e demanda pesquisa sobre seus limites e aplicações adequadas. Outras abordagens tais como, desenhos, modelos, brincadeiras e jogos pedagógicos no ensino de Biologia, dentre outros, também estão presentes. A inclusão do lúdico no ensino, por exemplo, acrescenta um fator indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore e o indivíduo sinta a necessidade de partilhar com o outro.

Orientação:

Profa. Alice Belleigoli Rezende