Projeto de Pesquisa: Espaços não formais no ensino de biologia

Esse macroprojeto agrega projetos que pretendem capacitar o professor de Biologia a trabalhar os conteúdos didáticos utilizando-se de diferentes espaços e situações não formais de educação, o que pode vir a ser um bom caminho, ainda pouco explorado, particularmente visando que o aluno perceba a biologia presente na sua vida cotidiana e no mundo em que vive. Os projetos fundamentam-se na contribuição do uso de espaços não-formais de produção e divulgação científico-tecnológica, tais como ambientes naturais diversos, museus, centros de ciências, parques, herbários, jardins botânicos, zoológicos, filmes, mídias, jogos digitais, feiras de ciências, internet, universidades, com suas várias abordagens diretivas, como espaços e situações estimuladores da curiosidade e provedores de elementos a serem incorporados aos diversos saberes dos alunos do ensino médio, instigando-os a querer conhecer mais. Buscam mostrar que a utilização de espaços não-formais no Ensino de Biologia ultrapassa a simples visitação, transformando-se em um espaço de aprendizado e divulgação da Ciência, além de incentivar um maior envolvimento dos alunos com os temas desenvolvidos em sala de aula, bem como o reconhecimento de sua aplicabilidade no dia a dia. O enriquecimento e a complementação do que é visto nas escolas é um ganho dessa abordagem, além de oferecer a oportunidade de superar os limites da territorialidade da cidade e da escola, com mais e melhores opções de entretenimento e letramento cultural e científico. Pretende-se, com esses projetos, ampliar as experiências educativas e vislumbrar oportunidade de complementação de conteúdos ministrados em sala de aula, consolidando o aprendizado dos alunos e contextualizando o que foi aprendido com a realidade que os cerca.

Orientação:

Prof. Guilherme Trópia B. de Andrade