Projeto de Pesquisa: Educação em biologia para melhoria da saúde

A educação e a saúde estão intimamente relacionadas, e a escola é um importante espaço coletivo, a quem cabe proporcionar aos alunos a aquisição e expressão de conhecimentos que conduzam ao desenvolvimento de atitudes e responsabilidades, extensíveis ao âmbito familiar. O objetivo dos projetos deste macroprojeto é melhorar o nível de conhecimento dos alunos sobre saúde e doença e seus enfrentamentos, buscando uma melhor abordagem dos problemas não só na sala de aula, mas na sociedade em que a escola está inserida. Incluem-se temas diversificados que envolvem desde conhecimentos sobre medicamentos e plantas medicinais, efeitos de drogas lícitas e ilícitas, obesidade, câncer de pele, sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. A educação em saúde nas escolas é uma estratégia que pode trazer bons resultados, visto que os adolescentes permanecem grande parte do seu tempo e constroem vínculos significativos neste ambiente. Essa é uma oportunidade de instigar no aluno o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e de toda comunidade. Uma das maneiras de se adquirir esse senso é o real conhecimento do próprio corpo. Desta forma, é de suma importância a educação em saúde no ambiente escolar, em especial no ensino médio.

Orientação:

Prof. Andre Luiz S. Domingues