Projeto de Pesquisa: Educação ambiental e ecologia

Este macroprojeto busca integrar projetos que têm, como objetivo geral, desenvolver novas ações pedagógicas para tratamento didático sobre educação ambiental e ecologia em sala de aula, bem como entender processos de formação continuada de professores de biologia nessas áreas. O cenário empírico será constituído por escolas públicas do ensino médio. Serão elaboradas e implementadas sequências didáticas com temas pertinentes à educação ambiental e ecologia no contexto de cada escola, a partir de questionamentos locais. A educação ambiental está prevista em instrumentos legais no âmbito federal e estadual, configurando-se direito do cidadão, obrigação dos poderes públicos e da sociedade em geral. No entanto, é no município que a educação ambiental se materializa por meio das diversas iniciativas nos níveis formais e não-formais de ensino. Neste contexto, as reflexões e os dados gerados permitirão o estabelecimento das relações entre ecologia e educação ambiental.

Orientação:

Profa. Aline Cristina Sant’Anna