A compreensão dos aspectos biológicos dos microrganismos, de sua constante presença em nosso cotidiano, da ubiquidade microbiana no ambiente, incluindo o próprio corpo humano, e de sua associação no processo saúde-doença, pode levar a uma maior conscientização do indivíduo, repercutindo no coletivo, estimulando a compreensão do ambiente que cerca o aluno. Nesse contexto, esse macroprojeto integra projetos que vislumbram explorar aspectos diversos sobre o ensino das inúmeras formas de vida microscópicas, envolvendo o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem que favoreçam a interação entre o conhecimento teórico, ensinado em sala de aula, com situações vivenciadas pelo estudante em seu cotidiano, como uma forma de tornar a aula mais atraente e facilitar o estabelecimento de conexões que promovam a fixação do conhecimento. Os projetos visam a abordar aspectos da micologia, virologia, protozoologia, dentre outros, enfatizando os benefícios e malefícios dos organismos que as integram. Os projetos objetivam divulgar conhecimentos sobre o papel dos microrganismos no cotidiano das pessoas, seja na medicina, na higiene pessoal, na indústria, na manipulação e conservação dos alimentos, no ambiente, na agricultura e na biotecnologia. Igualmente importante é a utilização de metodologias de ensino que coloquem o aluno como um agente, o qual deverá observar as situações expostas, interpretar e formular hipóteses, despertando seu julgamento crítico e seu interesse pelo conhecimento científico. O reconhecimento da importância do universo microscópico, inserido em um contexto vivenciado pelos estudantes, impactará significantemente a sua visão sobre inúmeras atividades e situações antes ignoradas, contribuindo para a conscientização, por exemplo, da ubiquidade microbiana no ambiente e sua importância para a conservação da vida no planeta e para o bem-estar da população humana. O conhecimento adquirido terá reflexos positivos sobre a saúde do educando e, consequentemente, de sua família, uma vez que o ensinamento aprendido em sala de aula poderá ser repassado aos familiares por meio da mudança de hábitos, bem como pelo relato do que foi aprendido em sala de aula.
Prof. Andre Luiz S. Domingues
Prof. Aripuanã Watanabe